Sobre a simplicidade

Revista Machado
Revista Machado
Published in
2 min readJun 9, 2021

Por Elisama Nunes.

Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Mateus 10, 16.

É interessante pensar na questão de ovelha como uma metáfora para aqueles que carregam as boas novas. Jesus disse que nos enviaria como ovelhas no meio de lobos e isso abrangia o contexto político, mas também a vida como um todo. Será?

Vejo tantas igrejas pregando em alto e bom som teologias violentas. Vejo tantas pessoas com “sangue nos olhos” para ter, possuir a todo custo. E essas pessoas se dizem estar fazendo isso porque Deus nos disse que teríamos uma vida abundante. Pois bem. Se formos analisar bem os marcos do nascimento e vida de Jesus, vamos ficar boquiabertos.

Jesus nasce na cidade mais insignificante de Jerusalém. O nascimento de Jesus é anunciado a uma mulher (que era vista como menor pela sociedade). Deus envia muitos anjos para anunciar esse nascimento a simples pastores, que cuidavam de suas ovelhas. Deus se mostra a partir de um bebê. E depois, sua morte é a mais humilhante que alguém poderia ter. Quando Jesus ressuscita, a primeira testemunha também é uma mulher (ouvi de um amigo que a opinião das mulheres era desconsiderada naquela época). O que todos esses fatos sobre Jesus podem nos ensinar hoje?

Que a boa vida não é sobre aquilo que se vê. Os valores pregados pelo mundo são vistos com tristeza pelos olhos do Criador. E ele vê cada um de uma forma que ninguém mais vê. Todos nós temos valor perante os olhos de amor e misericórdia do Senhor. Além disso, vemos que a simplicidade do Reino de Deus é algo explícito na bíblia.

Mas indo ainda mais profundamente, Deus nos faz um convite a imitar essa troca de valores cobrada pela sociedade. Ele nos convida como um Bom pastor a andar com os passos dele. E os passos dele aqui na terra foram de extrema simplicidade, como já vimos. Ser simples, então, é carregar a identidade de ovelha dentro de si. Andar pacientemente, em bondade e amor, olhando para aquilo que realmente importa: o Bom Pastor.

Então, caro leitor, abra os olhos nesse dia para as coisas que você não pode ver. E seja como uma ovelha que depende do Pastor para dar até pequenos passos. Seja também aquele que anda com as outras ovelhas. Em harmonia. Em paz com aqueles que são pequeninos do Senhor.

--

--