Com um ano, Shopping Peixoto tem posto de maior do interior sergipano
A cidade conhecida pelo comércio, ganhou shopping, novas opções de serviços e entretenimento
Quando o assunto é a economia de Sergipe, Itabaiana é sempre lembrada como uma das referências do estado. Uma cidade que não para de crescer, especialmente com o comércio, indústria e agropecuária; e por estar em um ponto central no território sergipano. Não é por acaso que a cidade serrana é a primeira do interior do estado a contar com a presença de um shopping center. As margens de uma rodovia federal, foi inaugurado há pouco mais de um ano o Shopping Peixoto.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no censo demográfico realizado em 2010, a população da cidade era de 86.967 pessoas. Na projeção feita pelo instituto, para o ano de 2017, a quantidade estimada de moradores foi de 95.196. Um crescimento de quase 10% em menos de uma década.
Aliado aos números do crescimento populacional, está o cenário econômico. A cidade de Itabaiana é considerada um polo importante no comércio e em serviços na Região Agreste do Estado. Distante 54 km da capital Aracaju, é na Cidade Serrana que a população de municípios como Areia Branca, Campo do Brito e Moita Bonita encontra vasta diversidade de produtos e serviços, como lojas de todos os segmentos, desde a conhecida feira, passando pelas lojas de segmentos variados, como roupas, móveis, eletrônicos; até as joalherias.
A combinação desses dados e informações retratam o porquê da cidade de Itabaiana figurar entre aquelas que chamaram a atenção dos empresários — já atuantes no setor ou advindos de outras áreas correlatas ao comércio — e que conseguiram o feito de serem contempladas com um centro comercial, de entretenimento e serviços no decorrer do ano de 2017. De acordo com a Associação Brasileira de Shoppings Centers (Abrasce), foram inaugurados naquele ano um total de doze empreendimentos em todo o país, dentre eles o Shopping Peixoto.
A gerente comercial do shopping, Ana Peixoto, destacou e elencou as etapas, estratégias e elementos essenciais para a concepção, elaboração e execução do projeto; que resultaram na inauguração do maior centro comercial do interior sergipano, em 8 de junho do ano passado.
“Existiu um estudo de viabilidade mercadológica, que determinou a localidade, o tamanho, a quantidade de lojas, todo um preparo para que o shopping viesse a acontecer. Uma pesquisa fundamentada e visitações técnicas em outros empreendimentos para que todos os departamentos, de engenharia, administrativo e empreendimento, conseguissem chegar a esse espetáculo que é o nosso Shopping Peixoto”, ressaltou.
E o shopping vem ganhando cada vez mais espaço na região, não apenas em Itabaiana, mas também nas cidades delimitadas como área de abrangência — os municípios que fazem parte da Região Agreste de Sergipe — assim como mencionou a gerente de marketing do empreendimento.
“Há uma boa aceitação, de toda a comunidade não só de Itabaiana, mas de toda a região e além fronteiras, pessoas de outros estados já nos visitaram. A frequência e o retorno. As pessoas voltam. Então nós agregamos valor não só a cidade, mas a toda região”, enfatizou.
Projeto e empreendimento
O Shopping Peixoto começou a ganhar os primeiros traços no início de 2014. O novo centro de compras sergipano foi uma iniciativa de um empresário da própria cidade serrana, Messias Peixoto, dono de uma rede de supermercados em Sergipe. O projeto previa inicialmente 54 lojas, mas antes mesmo de ser inaugurado, foi revisto e ampliado.
Então, no decorrer da construção — em meados de 2015 -; o projeto ganhou maiores proporções e passou a contar com espaço para pouco mais de cem lojas (76 operações em funcionamento), além de quatro salas de cinema, parque de diversões e uma ampla praça de alimentação. O investimento inicial de R$ 18 milhões, cresceu consideravelmente e foram investidos ao final cerca de R$ 50 milhões. Valor que demonstra a confiança não apenas do empresário, mas também dos lojistas itabaianenses, de outras cidades e nacionais, que decidiram investir no shopping.
A ampliação, ainda na fase de construção, representou muito para o comércio de Itabaiana e possibilitou que mais espaços fossem abertos, trazendo novas marcas para a região. Inaugurado nos primeiros dias de junho do ano passado, dos 23 mil m2 de área construída, 16 mil m2 são destinados a lojas, quiosques, cinema e operações de serviços. Nesse espaço, das quatro lojas âncoras — maiores espaços de comércio dentro de um shopping — três já foram comercializadas e estão em funcionamento: Americanas, Le Biscuit e o Supermercado Messias Peixoto; além do cinema com quatro salas, parque de diversões e praça de alimentação ampla.
Além disso, o shopping ampliou e trouxe novos serviços para a cidade. Unidades do Governo do Estado, como o Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac), disponibilizando atendimento para a resolução de questões referentes a pagamentos, solicitações e regularização de documentos, em um único local; e uma unidade do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran), possibilitando a resolução de questões referentes à vistorias e documentação de veículos.
O conceito de complexos multiusos, reunindo comércio, lazer, alimentação e serviços é complementado com atendimento médico. Assim como outros shoppings centers inaugurados recentemente pelo país, o Shopping Peixoto possui um Centro Médico com atendimento em áreas como clínica geral, dermatologia, nutricionistas, além da realização de exames de ultrassonografia e eletrocardiograma.