Eventos atraem público e ampliam possibilidades de consumo

Lucas Honorato
Revista Mercatus
Published in
5 min readJun 22, 2018

Atrações temáticas, comemorações de datas especiais, eventos empresariais geram entretenimento e informações, convidando as pessoas para o shopping e gerando um público consumidor em potencial

Os shoppings centers vêm apostando em eventos para atrair cada vez mais a atenção do público (Foto: ITWeb e Shopping Peixoto)

O tempo em que os shoppings centers estavam restritos apenas aos corredores repletos de vitrines intercaladas com algumas poucas atrações de entretenimento passou. Os então conhecidos centros comerciais adotaram novos mecanismos para aumentar o fluxo de pessoas e ampliar a possibilidade de compras. Tudo isso a partir da presença do público em um shopping devido ao interesse em um evento cultural, empresarial ou misto. Em um município economicamente ativo e que mantém as suas tradições preservadas, como Itabaiana, o cenário não poderia ser diferente no shopping da cidade.

Com um ano e dois meses em funcionamento, o Shopping Peixoto também adotou a estratégia de atrair um público maior por meio da realização de eventos. Nacionalmente, desde os pequenos empreendimentos, até os gigantes, pertencentes a grandes grupos e investidores do setor, os shoppings centers vêm realizando eventos nas mais variadas áreas. Datas comemorativas, festas típicas, exposições e feiras que caracterizam a cidade ou que fazem parte da cultura local.

A gerente de marketing do shopping, Adélia Vieira, destaca a importância da relação que vem sendo construída entre o empreendimento e a cidade; assim como também ressalta o processo de reconfiguração a nível nacional — no tocante às atividades ofertadas ao público nos centros comerciais — pelo qual os shoppings centers estão passando no decorrer dos últimos anos.

“Uma cidade que já é destaque pois consegue atender com diversas opções de compras, lazer e atendimento a seu público. Então o cliente pode vir aqui, fazer suas compras, sem estresse de procurar um lugar para estacionar seu carro. Além disso, os shoppings centers, hoje, não são apenas um centro de compras, são melhores destacados como centros de entretenimento. É por meio do entretenimento que você consegue trazer as pessoas, por isso nós cada vez mais buscamos oferecer eventos diversificados”, acentuou Vieira.

Diante de um período de incertezas frente a uma instabilidade econômica pela qual passa o país, as empresas gestoras de shoppings centers escolheram o caminho dos eventos, temáticos, empresariais ou de abrangência mista, para despertar a atenção do público. A gerente de marketing assinala que é em meio às dificuldades que surgem as melhores oportunidades, cativando o consumidor em potencial pelas atrações dos eventos e aumentando a possibilidade de compras nas operações do shopping.

“Tivemos nosso primeiro ano diante de uma época difícil, financeiramente falando, não só para o setor de shoppings centers, mas para o segmento financeiro e comercial como um todo. Nós sentimos que a economia brasileira tem sofrido. Mas, é na dificuldade que vemos as possibilidade. É olhar para frente, vencer obstáculos e temos o apoio dos lojistas, fazendo um trabalho de realizar cada vez mais eventos diferenciados para o nosso cliente”, realçou.

O Shopping Peixoto foi o local escolhido como a sede de um dos mais importantes eventos de Itabaiana (Foto: ITWeb e Shopping Peixoto)

Bienal do Livro

E se é nos momentos difíceis que surgem as oportunidades, o shopping da cidade serrana foi inaugurado a tempo de ser escolhido como a sede da quarta edição de um dos principais eventos do estado: a Bienal do Livro. O encontro que reúne escritores famosos, da cidade serrana e de Sergipe, surgiu de um encontro literário no ano de 2009. Desde então, a cada dois anos, nos intervalos entre 2011 e 2017, foram realizadas quatro edições da Bienal.

O Shopping Peixoto, com um espaço amplo e recém inaugurado — responsável por trazer de volta o cinema à Itabaiana após o encerramento dos espaços cinematográficos — uniu a novidade da chegada de um centro de entretenimento com a literatura realçada pela Bienal do Livro. É a partir dessa união entre o novo e a tradição que a gerente de marketing do shopping atribui à Bienal o título de maior e mais notável evento que o empreendimento já sediou.

“Um evento marcante. A ‘Bienal do Livro’ trouxe para o shopping cultura e tradições; lazer e informação. Foi um evento aberto do qual, em três dias, vieram mais de 40 mil pessoas. Então, marcou pela grandiosidade, pela quantidade de pessoas, pelo que foi apresentado e por ter sido logo no início do shopping. Foi um evento muito bonito e que teve uma repercussão muito positiva por ter movimentado um mix muito grande de culturas”.

Adélia ressalta um dos ideias do evento: a exposição de obras de autores consagrados na literatura sergipana e a possibilidade de lançamento de novos escritores. Na Bienal do Livro já estiveram presentes escritores como Domingos Pascoal, Jouberto Uchôa e, na última edição, do jornalista sergipano, Ancelmo Gois.

“Nós tivemos escritores locais e de outras partes do estado. Foi uma oportunidade para quem já era conhecido e também para que outros pudessem mostrar o seu potencial, como leitor e escritor. A ‘Bienal do Livro’ abriu este espaço, encorajando e abrindo espaço para muita gente lançar suas obras, seus livros”, complementou Adélia Vieira.

A Bienal do Livro levou pluralidade de culturas para o shopping… (Foto: ITWeb e Shopping Peixoto)
…e promoveu a interação do público com escritores e levou potenciais clientes para o shopping (Foto: ITWeb e Shopping Peixoto)

Festejos juninos

Como forma de atrair o público, os elementos dos festejos do mês de junho, como o colorido das bandeiras e as apresentações culturais das quadrilhas juninas, são levados aos corredores dos centros comerciais como o Shopping Peixoto.

“Ainda na quinta-feira, 24, começamos as ‘Quintas do Forró’. O forró é uma coisa muito típica da região. No mês de junho tivemos um espaço caracterizado para receber apresentações de quadrilhas juninas das escolas públicas e particulares”, relembrou a gerente de marketing Adélia Vieira.

A integração entre a cultura local e os shoppings centers colaboram com a criação de uma identificação das pessoas com o empreendimento (Foto: Marketing Shopping Peixoto)
O espaço dado as tradições locais e regionais tornam os shoppings parte da história da população e da cidade (Foto: Marketing Shopping Peixoto)

Expo-indústria

A multiplicidade de temas e categorias de eventos é um importante aspecto que vem sendo explorado pelos shoppings centers. A sazonalidade de algumas ações não gera empecilhos para manter em alta a movimentação de um shopping, por mais que seja uma época de baixo fluxo de pessoas nos empreendimentos. Adélia Vieira comenta ainda sobre uma das próximas atrações que será realizada no Shopping Peixoto.

“Em outubro, entre os dias 19 e 21, vamos fazer uma ‘Expo-Indústria’, um evento em que colocaremos em exposição o trabalho de diversas indústrias de Itabaiana. Desde aquela que fabrica o tijolo até a que lapida a mais preciosa joia. Em uma das partes da exposição, as pessoas poderão acompanhar a confecção de algumas peças aqui, dentro do shopping”.

--

--