Três novos shoppings devem ser inaugurados em Sergipe até 2020
Os novos empreendimentos irão descentralizar os shoppings centers, levando novas lojas, serviços e entretenimento para outras localidades da capital e cidades do estado
Aos poucos a economia brasileira vem se recuperando e o mercado de shoppings centers tem voltado a trabalhar com a perspectiva da concepção de outros empreendimentos. No país, já é possível ver novos projetos saindo do papel ou retomando as obras e tendo os primeiros pilares sendo erguidos. Em terras sergipanas, há três novos centros comerciais em construção com inaugurações previstas para os próximos dois anos.
Existem atualmente quatro shoppings em funcionamento, dos quais dois estão na capital e ficam localizados há pouco mais de 1 km em linha reta, nos bairros Coroa do Meio e Jardins, ambos na Zona Sul. Os outros dois empreendimentos ficam localizados em Nossa Senhora do Socorro, na Região Metropolitana de Aracaju; e em Itabaiana, na Região Agreste de Sergipe.
Os números demonstram que há uma concentração de shoppings centers em algumas áreas, mesmo considerando o crescimento da capital através dos anos e a expansão desses empreendimentos para outras cidades sergipanas. Decorrente dessa centralização é que novos projetos foram concebidos e estão em andamento, tanto em Aracaju quanto no interior sergipano. Esses empreendimentos irão levar novas lojas, serviços, entretenimento e lazer para outras localidades.
Bairro Industrial
Em um dos bairros mais antigos da capital sergipana está sendo erguido o Aracaju Parque Shopping. O bairro Industrial — um dos mais antigos da cidade — foi o escolhido para receber o primeiro shopping center da Zona Norte, o terceiro de Aracaju. O empreendimento já pode ser visto de longe — das áreas mais altas da cidade, está com as obras adiantadas e a previsão de inauguração é para o primeiro semestre de 2019.
O projeto do Aracaju Parque Shopping tem um total de 211 lojas — dispostas em três pavimentos — e está dividido em três etapas. A primeira é composta de 130 espaços comerciais, parque de diversões eletrônicas e um complexo com sete salas de cinema da rede Centerplex. As demais deverão ser abertas progressivamente, em forma de expansões. Os diferenciais propostos são a vista panorâmica da praça de alimentação para o Rio Sergipe e para a ponte que liga a capital à cidade de Barra dos Coqueiros; e a sala de cinema intitulada MEGA, com tela maior e som mais potente do que nas salas convencionais.
De propriedade do grupo sergipano Antônio Carlos Franco (ACF), o shopping está sendo erguido no terreno onde funcionou uma das antigas fábricas de tecelagem da empresa — entre o final do século XIX e meados do século passado. O local fica próximo ao centro da cidade e às margens do Rio Sergipe.
Zona de Expansão
O quarto shopping de Aracaju já tem projeto definido, terreno sinalizado e está muito próximo de obter todas as licenças para que seja construído. A área demanda autorizações municipais e federais; ambas já deferidas. Localizado na parte mais sul da capital e próximo ao litoral, o empreendimento recebeu o nome de Shopping Praia Sul. A previsão de inauguração é de dois anos a partir do início das obras — previstas para começarem assim que sejam oficializadas as permissões para que seja erguido.
O projeto do Shopping Praia Sul contempla um total de 188 espaços comerciais, parque de diversões eletrônicas e cinco salas de cinema. Como a construção do empreendimento ainda não foi totalmente liberada, a comercialização das lojas ainda não foi iniciada. No entanto, segundo informações do grupo — que também é responsável pelo shopping de Nossa Senhora do Socorro — algumas marcas sinalizaram interesse em compor o misto de operações do novo shopping da capital sergipana.
Cidade de Lagarto
Após Itabaiana, a próxima cidade com previsão para receber um shopping center é Lagarto, na região Centro Sul do estado. A região onde fica localizado o município serviu de inspiração direta para o nome do empreendimento. O Shopping Centro Sul está em construção na avenida de entrada da cidade, ao lado do campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
A construção do shopping vem acompanhando o desenvolvimento da cidade, com a inauguração do novo campus da UFS, da chegada de unidades de faculdades particulares — como a baiana Ages — além do interesse de incorporadoras pelo mercado imobiliário lagartense, com a projeção de condomínios residenciais. O shopping, que vem sendo erguido desde 2012 e está previsto para ser entregue em 2020, será composto por 156 lojas e cinco salas de cinema.