Aos imperdoáveis

Kaique Souza
Revista Negra Trama
2 min readFeb 22, 2024

O homem negro visto sempre como rude, bruto, insensível, sem amor e desprovido de compaixão, isso já é algo costumeiro. Eu mesmo perdi as contas de quantas vezes me chamaram de grosseiro apenas porque falei sério e não, não é exagero! Muitas vezes era intencional.

Dia após dia, caminhando com cautela para evitar ser rotulado como um MONSTRO, segurando palavras para não ser RUDE e sempre mantendo a calma para não ser AGRESSIVO.Uma vida sob a própria supervisão. São situações cotidianas do racismo que, no caso dos homens negros, corroem a humanidade e de brinde ganha uma passagem para ser jogado no fundo do poço quando cometemos um erro seja ele qual for.

Meu amigo, todos podem errar, exceto se você for negro… um homem negro, aí a situação muda. O perdão é seletivo, assim como o tamanho da punição, ela aumenta conforme a pele escurece e na mesma medida a chance de ser perdoado diminui. Você se torna o vilão, merece o escárnio de todos, é excluído, deixado de lado, literalmente desumanizado. É você e você e talvez algumas lagrimas , até porque chorar não está nos planos.

“Não posso correr de mim mesmo eu sei”

Não venho aqui dizer para se santificar, essa não é a intenção aqui, mas sim para encorajá-lo a ser gentil consigo mesmo! É difícil acordar todos os dias se olhar no espelho e ver um ser terrível, monstruoso que não deveria andar por ai, pois pode causar danos irreversiveis as pessoas. Na prática, isso é a necropolítica decidindo quem pode ou não ser perdoado, mas tenho certeza que você merece o perdão!

Vá, meu mano, e siga o conselho daquele cara preto que um dia disse assim: “Vai e não erres mais” e assim perdoou! Não erre mais(pedido impossível de se cumprir) e espero que o seu eu de hoje, perdoe seu eu de ontem pelos vacilos, pelos erros, magoas que tenha causado e que voce se lembre que voce tem direito ao perdão, seguir sua vida e não cometer os mesmos vacilos.

Vá em paz.

--

--