Não Sabe o Quê Escrever Aqui? A Gente Te Dá Uma Mãozinha!

Jairo B. Filho
Revista Orquestra 2014
2 min readSep 23, 2014

--

Muito bem. Você já está trabalhando no seu projeto, e deseja começar a abordá-lo aqui neste espaço, certo? Afinal de contas, apenas os jogos inscritos aqui nesta Revista estarão participando oficialmente deste concurso…

O que vou colocar nestas mal-traçadas linhas, portanto, são sugestões para você apresentar o seu projeto — pois este pode ser o detalhe crucial no seu desempenho.

As Três Perguntas

O game designer Jared Sorensen (membro do The Forge e autor de vários jogos “indies” consagrados, como InSpectres, Lacuna Part 1, Freemarket e um dos co-autores de Torchbearer) elaborou um questionário prático para contribuir no desenvolvimento de seus jogos. Algo bem compartilhado por um de seus colegas, John Wick, que acabou se popularizando rapidamente. Chamado de “As Três Perguntas”, ele sintetiza o foco necessário para criar jogos em três perspectivas fundamentais, que exploraremos neste instante.

  1. Sobre o Que é o Seu Jogo? Esta é uma pergunta bastante simples e, ao mesmo tempo, complexa, por abordar o contexto da sua idéia diretamente. Nesta primeira etapa, sua idéia é como um diamante bruto, e a primeira pergunta vem começar a dilapidá-la – selecionando idéias que venham reforçar o que você deseja criar para este jogo.
  2. Como Ele Permite Que Isso Aconteça? Aqui, a construção da sua idéia passa para outro grau de profundidade. Uma vez que seu contexto esteja bem delimitado, é hora de partir para a sua lógica, o conjunto de mecanismos que irá definir a intervenção dos jogadores (e seus respectivos personagens, caso seja de fato um RPG).Esta pergunta traz um aspecto conclusivo e, ao mesmo tempo, fundamental também para começar o jogo: a motivação dos jogadores. Isto se desdobra, basicamente, em duas questões bastante pertinentes:
  • Por que alguém jogaria o seu jogo?
  • O que se espera de um jogador, em seu jogo?

Se você já tiver tudo isto bem claro, tenha boa sorte no concurso.☺

--

--

Jairo B. Filho
Revista Orquestra 2014

Game Designer independente, fundador do selo Jogos à Lá Carte e entusiasta de pesquisas e boas conversas.