Artur Lopes
Revista Plural
Published in
3 min readSep 29, 2017

--

Criado em 2008, o Plano Nacional de Assistência estudantil (PNAES) é responsável pela distribuição de investimentos no orçamento de todas as Instituições Federais do País. Atualmente, o Plano Nacional de Assistência Estudantil coloca a disposição uma verba de 12 milhões de reais para a Universidade Federal de Viçosa anualmente. Isso representa 50% do total de gastos com assistência estudantil, o restante do investimento de recursos são custeados pela Universidade.

Existem 10 modalidades que o PNAES coloca a disposição das instituições federais. A UFV adere a quatro, são elas:

Moradia Estudantil

As moradias, também conhecidas como alojamentos, são, atualmente, 4 prédios residenciais localizados dentro do campus. Existem dois alojamentos masculinos e dois femininos, além de um novo prédio destinado às mulheres que será inaugurado em 2018. Ao todo, as moradias estudantis dispõem aproximadamente de 1300 vagas para estudantes matriculados na universidade. Outro tipo de assistência ligado às moradias estudantis é a bolsa de auxílio moradia, concedida a cerca de 300 estudantes no valor de 230 reais mensais, mediante comprovação de pagamento de aluguel.

Fachada do novo alojamento feminino que deve substituir o antigo, que entra em reforma a partir de 2018 (Foto: Rafael Mertens)

Bolsa de Iniciação Profissional

São bolsas de 150 reais oferecidas a estudantes como remuneração de trabalhos semanais de até 8 horas em setores administrativos da UFV.

Auxílio creche

É oferecido para estudantes com filhos de até 6 anos de idade, no valor de 250 reais mensais, mediante comprovação de matrícula do dependente em creche.

Alimentação

O auxílio alimentação garante ao estudante 3 refeições diárias dentro do campus, que podem ser feitas no Restaurante Universitário (RU) ou no Restaurante Multiuso (MU), sendo que no Multiuso é servido apenas o almoço. Além do almoço, o RU serve café da manhã, lanche e jantar. Para 2018, está prevista a inauguração de um novo RU, que deve servir todas as refeições, substituindo o MU.

O atual restaurante universitário, que serve cerca de 5 mil refeições diariamente (Foto: Rafael Mertens)

Como concorrer aos auxílios

Para receber as assistências os estudantes devem comprovar renda familiar per capita inferior a 1,5 salários mínimos. Todas as bolsas duram até o prazo máximo para se concluir o primeiro curso matriculado pelo estudante na universidade, independente de novos vestibulares. A única exceção é da bolsa do auxílio creche, que acaba quando o filho do estudante atinge 6 anos de idade. Os editais para inscrição nos planos de assistência são disponibilizados pela UFV a cada semestre, aproximadamente 1 mês antes do início das aulas e o resultado é divulgado uma semana antes do começo do período letivo.

Além dessas assistências, a UFV também dispõe de atendimento médico para todos os estudantes, realizado na Divisão de Saúde. No entanto, esse atendimento é apenas ambulatorial, feito por meio de agendamento e que não comporta internações.

O Assessor Especial de Assistência Estudantil e Comunitária da UFV, Felipe Lisboa, reconhece que os auxílios concedidos aos estudantes desfavorecidos socioeconomicamente não são suficientes para apoiar completamente a permanência dos estudantes da universidade. A opção escolhida pela universidade é distribuir uma quantia significativa ao maior número de estudantes que precisam de apoio financeiro para concluir seus estudos: “A gente entende que não é um valor ideal, por que até o valor do aluguel na cidade foi aumentando ao longo dos anos mas para isso precisava do governo ajudar no valor total, por que administrar a assistência estudantil é igual cobertor curto, puxa de um lado e falta do outro”.

Para concorrer a um ou mais planos de assistência oferecidos pela UFV, o Estudante deve ficar atento à abertura dos editais disponibilizados no Portal de Notícias da Universidade.

--

--