Inclusão Escolar

Mirele Moreira
Revista Plural
Published in
2 min readOct 24, 2017

Discutir inclusão é estudar formas de mudanças para o futuro. Pensando nisso, o curso de biologia da UFV conta com uma disciplina chamada Estágio Supervisionado em Ciências e Biologia III, onde os alunos têm a liberdade de sugerir temas para eventos que se relacionem com o curso. Para o mês de outubro, eles planejaram um espaço de discussão sobre a inserção de alunos com deficiência nas escolas públicas.

Os próprios alunos foram responsáveis por selecionar e entrar em contato com os convidados. O espaço, que foi dividido em duas partes, contou em um primeiro momento com a participação do professor Vinícius Catão, do departamento de Química na UFV. O professor ministrou uma palestra sobre suas experiências de vida e as pesquisas que realiza na área de inclusão de alunos surdos. Ele falou também sobre as principais leis que historicamente agem sobre o tema no Brasil. A mais conhecida é a 10.098 que “estabelece normas gerais e critérios básicos ara a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, é dá outras providências”.

Após uma pausa para lanche e confraternização, houve uma roda de conversa com mais duas convidadas. A professora de apoio Andressa Sales e a psicopedagoga Teresa Batalha trouxeram relatos de suas atuações profissionais, dando destaque para temas como autismo e TDAH, que são transtornos cada vez mais frequentes nas escolas.

Visto que a inclusão tem sido um desafio, principalmente na rede pública de ensino, Marina Magalhães, aluna da disciplina e organizadora do evento, contou sobre sua experiência em participar do evento.

Esse momento foi muito importante para minha formação, pois tenho planos de atuar na rede pública de ensino, e sei que a universidade não pode ensinar tudo, mas consegui aprender muito com os relatos dos convidados. E o principal, percebi que o desafio é grande, mas que é possível encarar e vencer, desde que haja parceria e empatia entre alunos, professores e família.

--

--