# MaisAmorUFV

Alana Lanza
Revista Plural
Published in
2 min readSep 29, 2017
Participante do grupo escrevendo suas cartas. (Foto: Déborah Martins)
Escute a matéria em áudio. (Adaptação: Lucas Alves)

Com o nome #MaisAmorUFV, um grupo de alunos se uniu em março desse ano e resolveu ajudar as pessoas a superarem os dias estressantes no ambiente universitário. Eles se organizaram e decidiram que sempre nos seus horários livres, escreveriam cartas com palavras de amor, conforto, incentivo, carinho, ajuda e espalhariam anonimamente nos prédios principais, na biblioteca, nos departamentos da UFV.

O propósito é promover a esperança e melhorar o dia de alguém que pode estar passando por um momento difícil ou até mesmo esteja bem e encontre esse envelope. “Cada pessoa escreve uma carta com mensagens positivas, de encorajamento, coloca dentro de um envelope de preferência colorido e com uma mensagem assim ‘pra você que está triste’ para indicar para quem é. A gente coloca em lugares aleatórios da UFV” conta uma das participantes Raíra Saloméa.

A ideia surgiu a partir das últimas situações divulgadas pela mídia do aumento de pessoas com depressão dentro das universidades do país, o que chamou atenção do grupo pela urgência da ajuda pedida silenciosamente pelos alunos e funcionários das instituições. “É visível quando a pessoa está num dia ruim. O que custa falar umas palavras de conforto pra ela? Essa empatia pode melhorar problemas que podem gerar doenças como a depressão”, Raíra explica.

Com isso, eles se inspiraram nos movimentos de combate a essas situações como o #NãoÉNormalUFV, as campanhas de abraço grátis pela Reta Principal, além da campanha nacional do Setembro Amarelo.

--

--