Leite Moça é melhor que Nutella

Minha luta pessoal para desbancar um dos titãs do apetite coletivo da Internet

Pedro Drable
Revista Poleiro

--

Por Pedro Drable

Você já deve ter notado que alguns tópicos despertam paixões e desejos arrebatadores na Internet. Nesse quesito, pouca coisa me impressiona mais do que o amor do planeta por creme de avelã e chocolate, amplamente conhecido como Nutella. No mundo do foodporn que é a interweb, a Nutella é o KY. O produto é tão reverenciado que existem baldes à venda, pessoas tatuando potes de Nutella pelo corpo e até lojas especializadas em receitas com Nutella.

Falando sério: Nutella é bom. Bastante bom. Mas não é nem de perto tão bom quanto o hype faz parecer. Por isso, me sinto na obrigação de desfazer essa falácia criada pela modinha da Nutella e trazer à luz o verdadeiro rei dos condimentos doces em geral: o Leite Moça. Porque LEITE MOÇA É MUITO MELHOR QUE NUTELLA. (Ouviu esse barulho? São dezenas de hipsters rangendo os dentes até quebrar um molar.)

Ainda aqui? Seus dentes estão no lugar? Ótimo. Assim eu posso explicar os motivos dessa declaração.

Veja bem, você tem todo o direito de curtir mais o gosto de Nutella que de Leite Moça. E é por isso que eu não vou entrar nesse mérito. Meus pontos principais são outros. Aí vai:

1 — Nutella é estrelinha. Leite Moça joga pelo time.

Já fez uma receita com Nutella? Sabe com que gosto ela fica? Nutella. Sempre. A Nutella é o equivalente da azeitona no mundo dos doces, dominando o sabor de qualquer mistura em que encosta. Pra quem gosta, ótimo. Pra quem não gosta tanto, meh.

Já o Leite Moça, amigo... O Leite Moça compõe. Ele se transforma. Se adapta ao que você precisa. Se você gosta do gosto de Leite Moça, maravilha. Mas se não gosta, pode fazer brigadeiro, doce de leite, torta de limão, biscoito amanteigado, rabanada, pudim de leite e milhões de outras coisas. Até leite. O que me leva ao segundo ponto.

2 — Nutella dá dinheiro ao patrão. Leite Moça alimenta o povo.

Você pode não saber dessa, mas tanto a Nutella quanto o Leite Moça são alimentos inventados em épocas de guerra. A Nutella foi criada nos meados da Segunda Guerra Mundial, por um dono de padaria que estava achando cacau muito caro e não conseguia fazer coisas de chocolate. Solução: misturar creme de avelã, que também era doce e deixava a produção mais em conta, engordando seu bolso pequeno burguês.

A origem do leite condensado é mais nobre. Ele foi inventado como uma alternativa ao leite fresco, que era difícil de transportar e preservar em lugares inóspitos ou zonas de guerra. Era Tanjal de vaca, feito para quem não tinha condições de ter acesso a leite in natura. O Leite Moça veio ao Brasil com esse propósito e durante muito tempo serviu pra virar leite mesmo. E falando em funcionalidade, vamos ao terceiro tópico.

3 — Nutella segrega. Leite Moça abraça.

Nutella vem em forma de pasta ou, como os americanos chamam, spread. Por isso, ela meio que mantém seu formato em temperatura ambiente. Em outras palavras, se você pega uma colher de Nutella e joga em cima do sorvete, você tem sorvete com Nutella em cima, lentamente escorregando pro canto do pote. Tente misturar e você perde a forma original do sorvete.

Mas com Leite Moça não. Ele tem textura de calda, de mel, de sonho. Você pode derramá-lo sobre sua sobremesa, ou colocar num copo e comer de colher, ou simplesmente pegar a lata e beber direto do furo. Tudo para te fazer feliz. E feliz pra sempre, como você vê no ponto quatro.

4 — Nutella é consumista. Leite Moça é renovável.

Você sabia que 25% da produção de avelã do planeta vai direto pra potes de Nutella? O bagulho é tão sério que é bem possível que enfrentemos um aumento severo de preços de Nutella por conta da produção deficiente de avelã de 2014. O fato é que está difícil suprir a demanda de Nutella do mundo. A avelã está indo pro mesmo caminho do chocolate que, se a humanidade não se mexer, vai virar item de luxo.

Já a base do Leite Moça é feita com leite e açúcar. Desde que a gente cuide das vacas e plante nossa cana direitinho (que convenhamos, nasce em qualquer lugar), teremos Leite Moça pra sempre. E mais: cada cana que vira açúcar é uma cana a menos que vira etanol, o que significa menos combustível sendo queimado e poluindo o ambiente. Outra vitória pro ecossistema. E também pro seu contracheque, já que:

5— Nutella é pra poucos. Leite Moça é pra todos.

Pesquisa rápida no site de um supermercado famoso. Esses foram os preços que eu encontrei:

  • Nutella 350g — R$ 14,43
  • Leite Moça 395g — R$ 3,69

Dava pra comprar QUASE QUATRO LATAS DE LEITE MOÇA com um pote de Nutella. Isso são QUASE QUATRO PANELAS DE BRIGADEIRO. Tá de brincation comigo, camarada?

Enfim…

Se você gosta de Nutella, fique à vontade para comer o quanto quiser. Mas aqui não cola esse papo de que Nutella é a melhor coisa do mundo. Na minha geladeira, no meu estômago e no meu coração, Leite Moça será o campeão eterno dessa batalha.

E digo mais, dona Internet: bacon também não é essa maravilha toda.
Mas isso é assunto pra outro texto.

(Esse post foi escrito sem nenhum vínculo comercial com a Nestlé, com a marca Leite Moça ou seus responsáveis. Mas eu topo mole um ano de Leite Moça grátis, caso alguém da equipe de marketing queira deixar um cliente feliz.)

Gostou? Faça login no Medium e recomende o texto!
Curta a Poleiro no
Facebook // Nos siga no Twitter

--

--

Pedro Drable
Revista Poleiro

Escrevo sobre coisas que eu entendo e não entendo, na maioria das vezes tentando me entender.