A prática de bullying nas escolas brasileiras

Marcus Oliver
Sep 4, 2018 · 3 min read

Relativo à prática de bullying nas escolas brasileiras, segundo o IBOPE ( Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a maior parte dos estudantes sofrem preconceitos diariamente, tendo em vista que a maioria dos professores não se sensibilizam com a causa e às vezes agridem psicologicamente as vítimas. Na língua inglesa, bullying é um substantivo do verbo bully, que tem como significado machucar ou ameaçar alguém aparentemente mais fraco para forçá-lo a fazer algo que não quer.

Além disso, jovens e adolescentes vêm sendo alvos de pessoas que têm como prazer: diminuir a autoestima dos alunos nas redes escolares. Vergonha e tristeza são sentimentos vividos todos os dias por vítimas de bullying. Baseando-se em experiências pessoais, alguns educadores não se importam com o estado emocional dos indivíduos que enfrentam o problema praticamente sem nenhum apoio escolar, isso se deve ao fato da pessoa se sentir constrangida e não relatar os acontecimentos com a direção da escola.

Os famosos também foram vítimas

Artistas brasileiros já confessaram ter sofrido bullying e a experiência não foi nada agradável. A atriz Alinne Moraes, que fez o papel de Diana na novela “Rock Story”, contou que foi vítima de brincadeiras sem limites dos colegas de sala na época da escola. A atriz e apresentadora Marina Ruy Barbosa também revelou que na sua infância era alvo de piadinhas por causa do seu cabelo ruivo e de suas sardas.

O bullying praticado pelos professores

As vítimas podem ser escolhidas pela vulnerabilidade expressa em suas atitudes, como, por exemplo, alguém que aparentemente não vai reagir ou que é fraco e vulnerável, como portadores de deficiência, gays e lésbicas.

A exclusão social é uma das consequências do bullying.

Os próprios colegas de sala começam a dar menos importância, classificam como uma brincadeira ou “zoação”, demonstram preconceitos por alguém ter opiniões diferentes e estilo fora do comum. Um absurdo o tratamento que seres humanos recebem por causa desse terrível preconceito.

Guardar rancor faz mal

Se você sofre bullying, tente buscar ajuda de seus familiares de alguém com quem possa desabafar. Bullying não faz bem para o desenvolvimento escolar e pode influenciar a depressão. Fuja da tristeza que sente, não caia em tentativas suicidas, procure a música, arte, poesia como conforto, algo que você ame para passar o tempo. Não esqueça que você é único e igual não existe, nem existirá.

Gostou? Comenta sua opinião ❤️

REVISTA POPULAR

Opinião em primeiro lugar!

Marcus Oliver

Written by

Estudante, Ativista negro e Militante na União dos Jovens Socialistas

REVISTA POPULAR

Opinião em primeiro lugar!

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade