Em busca de novos ciclos: Natália e Douglas se aposentam da seleção
Em cerca de 24 horas a seleção brasileira de vôlei deixou de contar com o talento de dois importantes nomes da modalidade. Natália Zilio e Douglas Souza anunciaram, no final dessa semana, que não vestem mais a camisa do Brasil. Presentes na última edição dos Jogos Olímpicos de Tóquio, os atletas decidiram seguir com suas carreiras jogando apenas por clubes. A rotina intensa e os vários anos dedicados ao país foram apontados como os principais motivos para as aposentadorias dos ponteiros.
Campeã olímpica com a seleção feminina em 2012 e vice em 2021, Natália possui mais de 10 anos de história com a tradicional camisa brasileira. Destaque desde as categorias de base, ela surgiu como a grande revelação do cenário nacional quando se tornou titular do Osasco com apenas 17 anos de idade, não demorando muito para sair a primeira de muitas convocações.
Figurinha carimbada na lista do técnico José Roberto Guimarães, a atleta ganhou sequência pela seleção brasileira, participando dos principais campeonatos da modalidade. Capitã em Tóquio, Natália sofreu com algumas lesões ao longo de sua carreira, duas delas às vésperas de edições dos Jogos. Por sorte, a recuperação aconteceu a tempo da ponteira garantir as duas medalhas olímpicas que carrega no peito.
Aos 32 anos, Natália Zilio seguirá no vôlei atuando apenas por clubes. Atualmente na Itália, no Scandicci, ela já está de malas prontas para retornar ao Dínamo Moscou, da Rússia, onde jogou durante a temporada de 2020–2021. A decisão, segundo a atleta, foi “muito bem pensada” e já comunicada a Zé Roberto, que depois de 14 anos não contará mais com sua “camisa 12”.
-Eu não volto mais. É questão pessoal. Eu até brinco com todo mundo, estou ficando velha. Decidi que minha prioridade agora é focar mais no clube — afirmou Natália.
Quem também não poderá mais contar com um ponteiro de peso em sua seleção é o técnico Renan Dal Zotto, que foi informado da decisão de Douglas Souza de não jogar mais pelo país. Assim como Natália, o atleta optou por deixar de defender o Brasil e seguir apenas atuando por clubes. No momento, ele negocia com equipes do estado de São Paulo, onde deseja ficar para a temporada.
Com 26 anos de idade, sendo 10 dedicados a seleção brasileira, contando seu tempo nas categorias de base, Douglas sente que esse ciclo de sua carreira já se encerrou. Destaque das últimas competições que participou, o ponteiro contou que a decisão já estava tomada desde 2018, quando definiu que Tóquio seria o local da sua despedida da camisa amarela. Por conta da pandemia, a aposentadoria que seria em 2020 passou para 2021, momento considerado “ideal” para o atleta que irá focar em cuidar da sua saúde mental em 2022.
-Minha mente e meu corpo começaram a dar alguns sinais de que precisava dar uma diminuída no ritmo. Era seleção, clube. A gente não tem férias e é muito difícil a gente ter um tempo para nossa família, nossos amigos (…) A nossa saúde mental é extremamente importante, é uma coisa que a gente tem que cuidar, tem que tratar. E infelizmente estando na seleção era muito difícil ter esse tempo. — disse o ponteiro.
O tempo a mais no dia, no entanto, será ocupado por outro compromisso firmado por Douglas para este começo de ano. Recentemente, o atleta confirmou que fará parte do novo elenco do quadro “Dança dos Famosos” do “Domingão”, programa da Rede Globo. A participação marca o começo do novo momento de vida do atleta, que desde as Olimpíadas não tem escondido o desejo de investir também na carreira artística.
Os vídeos, os bastidores e as coreografias feitas por Douglas durante seus dias no Japão, fizeram dele um dos grandes fenômenos das redes sociais do último ano. Seu jeito extrovertido fora de quadra apresentou para todos uma nova versão ao atleta sério e concentrado que a torcida via atuando dentro das quatro linhas.
Campeão olímpico em 2016, o ponteiro viveu intensamente seus anos junto à seleção brasileira. Agora, ele parte em busca de novos desafios e de novas oportunidades tanto no esporte quanto fora dele. Nas próximas temporadas, veremos Natália e Douglas trilharem seus caminhos longe da amarelinha, que a eles agradece os bons momentos compartilhados.