Gabriella Salame
Revista Sketchline
Published in
4 min readOct 7, 2016

--

Belém tem uma mágica diferente no mês de outubro. A população entra em um novo ritmo contagiado de emoções e preparativos para a grande festa do ano. A Sketchline te mostra os principais motivos para viajar à Belém, nessa época, sem titubear.

  1. A experiência única de conhecer um dos maiores eventos religiosos do mundo
Fotografia Por Gabriella Salame

O Círio de Nazaré é uma grande homenagem à Nossa Senhora de Nazaré que é realizada há mais de 2 séculos em Belém. No segundo domingo do mês de outubro, a berlinda carrega a santa durante a procissão na capital paraense. Mas não vai pensando que o Círio é só no segundo domingo de outubro! Além da procissão de domingo, ele reúne muitas outras manifestações dos devotos, como a trasladação, a romaria fluvial, peregrinações e romarias que ocorrem na quadra Nazarena. Vale a pena acompanhar de pertinho e viver essa experiência única de devoção à Virgem Maria.

2. Você é apaixonado por fotografia? Então documentar com certeza é outro motivo para essa visita

Fotografia por Gabriella Salame

Fazer fotografias é um prazer para quem aprecia a beleza de momentos singulares da vida. Seja nas águas, seja nas ruas, a beleza do Círio encanta a olhares de todas as partes. Por volta de dois milhões de pessoas fazem parte da caminhada de fé. Vale a pena clicar! Fotografar esse mar de gente, documentando o sentimento de devoção e os detalhes do percurso, pode trazer um resultado surpreendente.

3. A culinária paraense não vai te deixar na mão. Em outubro, as comidinhas exalam convidativamente pelas ruas

Fotografia disponível em https://www.flickr.com/photos/foradoeixo/10242983674

A maniçoba, prato típico no Pará, tem um preparo que leva cerca de 5 dias no fogo. O toucinho e a maniva são os ingredientes que não faltam, geralmente passando o maior tempo na panela. Se você se hospedar na casa de um amigo ou familiar, é certo que vai sentir o cheiro por um bom tempo e só vai provar no sábado ou no domingo de Círio. O pato no tucupi também faz parte do cardápio do mês e pode hipnotizar com a boca quem nunca o provou. Se eu fosse você não perderia essa oportunidade gastronômica (ainda dá para aproveitar que a culinária é rica e levar um pote de sorvete de açaí, da terra do açaí, para sua casa).

4. E não pense que você vai conhecer apenas momentos religiosos. Tudo isso também é cultura e a manifestação cultural estende-se nesse período

Fotografia por Gabriella Salame

O Círio é considerado patrimônio cultural de natureza imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). A corda do Círio, os carros de promessas, os mantos de Nossa Senhora e a Berlinda fazem parte dos principais elementos desse Patrimônio. Como manifestação cultural você pode encontrar o comércio dos brinquedos de miriti, que reproduzem elementos da cultura amazônica e são mais tradicionais nesse período do ano. Fora que há um pequeno arraial, hoje localizado próximo à Praça Santuário, que acontece desde 1793.

5. É a época do ano em que a cidade fica com um ar diferente, afinal, o Círio é o natal dos paraenses

Fotografia disponivel em http://www.ciriodenazare.com.br/noticias/?p=850

Não, não é apenas o ar inundado com o cheiro da maniçoba. É a decoração da cidade que também vai te deixar maravilhado. Cartazes oficiais de Nossa Senhora marcam presença na porta dos moradores, a frente de muitos prédios apresentam uma decoração especial e, à noite, as luzes são outra forma de manifestação: há decorações temáticas nas praças e no centro da cidade. É literalmente como o natal, os preparativos ficam a todo vapor. Os paraenses saldam a Rainha da Amazônia em um clima de confraternização incrível.

--

--

Gabriella Salame
Revista Sketchline

Especialista há 6 anos em produção de conteúdo. Documento experiências e perspectivas individuais.