Twitter | Instagram

É mais difícil fazer amigos

Leonardo Fuita
Published in
2 min readJul 17, 2021

--

Não sei quanto a vocês, que leem meus textos, mas eu estou em uma idade que começa a ficar cada vez mais difícil fazer novos amigos. Diferentemente da época de colégio e de faculdade, onde estamos o tempo inteiro conhecendo novas pessoas, estou chegando nos 30 anos, e começo a identificar que fica muito mais complicado conquistar novas amizades.

Querendo ou não, quando somos mais novos, não só temos mais vontade de nos encaixar em determinados grupos, como também estamos buscando esse tipo de conexão com boa parte das pessoas que conhecemos. Conseguindo assim, experimentar muito mais, tolerar muito mais e por isso se aproximar muito mais de pessoas que em outros momentos nem sequer chegaríamos perto.

Também acho que começamos a ficar mais chatos no final das contas. Ficamos mais exigentes com relação ao que pode ou não ser dito, ao que as pessoas à nossa volta podem ou não acreditar e também começamos a ser muito mais críticos em vários outros aspectos. Isso tudo somado ao fato que o nosso tempo começa a ficar muito mais escasso conforme envelhecemos.

Começamos a nos preocupar mais com o nosso trabalho. Começamos a namorar e a formar as nossas próprias famílias. Além de, é claro, possuir uma gama gigantescamente maior de preocupações que nos afetam muito mais duramente do que quando somos mais novos.

E é por isso que eu acho que, mais do que nunca, precisamos prestar atenção nas amizades que já conquistamos. Não é impossível fazer novos amigos, é verdade, mas o fato de ser muito mais difícil deveria ligar um alerta na nossa cabeça para aqueles que ainda temos.

Por mais que a nossa família seja super importante, os amigos também são algo que deveríamos valorizar um pouco mais. Porque são eles que nos ajudam em assuntos que outros núcleos não podem nos ajudar. Seja na hora de falar merda em um bar, ou na hora de conseguir uma indicação naquele emprego legal.

Infelizmente é verdade que é muito difícil fazer novos amigos. Mas isso não deveria ser só motivo de lamentação ou de desistência. E sim um alerta para que possamos valorizar aqueles que já temos. Porque por mais que você, as vezes, pense que eles não são importantes. A realidade é que farão muita falta se um dia você perdê-los.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--