Twitter | Instagram

É tudo sobre controle

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
2 min readApr 19, 2022

--

Nós, seres humanos, temos uma necessidade inerente de controlar tudo que está à nossa volta. Independentemente de isso ser ético ou não, ser possível ou não, queremos esse tipo de controle para que, no final das contas, não sejamos surpreendidos e fiquemos sempre naquela zona em que tudo que acontece à nossa volta é previsível. Só que, como todos nós também sabemos, isso não é necessariamente algo possível.

Lógico que uns querem isso mais e outros menos. Mas a verdade é que todos nós somos assim por design. Nossos cérebros procuram esse tipo de controle para que precise trabalhar menos ao lidar com as situações do dia-a-dia e assim guardar o máximo de energia para, quem sabe, o dia que for realmente necessário.

Esses dias vi uma matéria falando como executivos de empresas acham que as pessoas que ficam remotas ‘ficarão para trás’ na hora de se desenvolver dentro das companhias. O que, como você pode ter imaginado, é só mais um exemplo de como queremos controlar até mesmo as pessoas que estão trabalhando conosco. Já que, na realidade, está claro como o trabalho remoto não só é possível como em muitos casos muito melhor do que o presencial, principalmente pelo tempo que se ganha de deslocamento e assim de qualidade de vida que é refletida no trabalho.

Ciúme é outro grande exemplo de como queremos controlar o que está à nossa volta. Que diferença faz você ficar olhando o celular do seu parceiro para ver se ele está te traindo? Se a pessoa quiser te trair, ela vai fazê-lo com você investigando ou não. Não temos controle sobre o que essa pessoa pode ou não fazer e mesmo assim temos esse sentimento e essa necessidade de saber exatamente o que está acontecendo.

Existem sim coisas que é bom termos mais controle. Nossas finanças, nossa saúde, nosso próprio tempo. Mas a grande maioria das coisas que nos cercam não dependem somente de nós. E é aí que essa necessidade de controle acaba saindo pela culatra. Fazendo com que todos nós fiquemos cada vez mais ansiosos e, no final das contas, não mudando nada de verdade.

Controle é algo que podemos sim ter em determinados fatores da nossa vida, mas a verdade é que em muitos casos precisamos simplesmente abraçar a aleatoriedade. Deixar de gastar energia com coisas que dificilmente poderemos sequer ter controle. E, quem sabe, viver de uma maneira muito mais leve não só para nós mesmos, como para todas as pessoas à nossa volta.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--