Twitter | Instagram

2020 foi um ano de merda

Leonardo Fuita
Published in
2 min readDec 31, 2020

--

Eu sei que o ideal é a gente ver o lado bom das coisas. Também sei que algumas pessoas realmente podem ter evoluído e conseguido aproveitar esse ano que está passando. Só que a grande verdade é que 2020 foi um péssimo ano no geral. Principalmente por conta do coronavirús e suas consequências, mas em especial pela maneira que alguns países, como o nosso, lidaram com ele.

Nessa época do ano começará a pipocar uma série de postagens e textos sobre como esse foi um ano de descobertas e como é importante que nós tenhamos gratidão pelo que nos foi ensinado. Só que isso, como muito do que vemos na internet, é absurdamente descolado da realidade.

Pessoas perderam seus amigos e entes queridos. Outros perderam seus empregos e, muito provavelmente, só vão recuperar daqui a 2 ou 3 anos pelas expectativas mais realistas. Além de outros vários problemas mais silenciosos como a saúde mental, a falta de acompanhamento de doenças preexistentes e até as sequelas do COVID. Coisas que no longo prazo farão com que ainda mais pessoas sejam ‘vítimas’ dessa pandemia.

E se você mora no Brasil, como eu, já sabe que estaremos dentro da pandemia ainda mais tempo que a grande maioria dos países do mundo. Não só tivemos uma das piores respostas para ela, como também estamos atrasados nos programas de imunização e nos acordos com os produtores de vacinas. Fora toda a guerra política que, como todo mundo já deve ter percebido, esqueceu de se preocupar com a população e focou exclusivamente em garantir privilégios e poderes.

Então sim, 2020 foi um ano de merda. Mesmo que você tenha conseguido coisas positivas, como eu também consegui, ainda sim isso é uma verdade. No final das contas, o saldo para todos nós é negativo. Seja por conta da pandemia e das suas consequências, ou pelo que espera por nós no futuro por conta desses governantes incompetentes.

O que nos resta é agarrar-se ao que é verdadeiramente importante, como nossa família e nossos amigos, e a partir daí tentar construir algo que nos garanta o mínimo de paz em 2021. Porque precisaremos de muito trabalho para desfazer o que o mundo, e principalmente as pessoas que tem poder para fazer algo, fizeram conosco esse ano.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--