#PraTodosVerem: a foto mostra uma mão com relógio e um elástico segurando um exemplar de capa dura do livro 'Amora' sobre fundo branco liso.

33 histórias de amor, descobertas e desamor em 'Amora'

Contos sobre mulheres que amam mulheres muito além de qualquer clichê

Ligia Thomaz Vieira Leite
Revista Subjetiva
Published in
2 min readMay 14, 2021

--

Vencedor do Jabuti em 2016, Amora conta histórias sobre amores (e desamores e descobertas e amizades e muito mais) entre mulheres. Longe de qualquer clichê, Natália Polesso nos traz, em 33 contos, histórias cotidianas, que vão além das dores e opressões tão documentadas da população LGBT+.

No livro, somos apresentadas à vó Clarissa e à tia Carolina em uma mesa de jantar, enquanto Joana morre de medo que o primo mais novo conte à avó o que sabe: Joana é lésbica. Conhecemos também, Fernanda e Clara, professora e aluna que vivem um romance, apesar do casamento da primeira. Descobrimos o que é machorra e logo vemos essa ideia desconstruída. E somos apresentadas a Amora e Angélica que se envolvem em uma paixão juvenil em pleno campeonato municipal de xadrez, além de tantas outras, com tramas igualmente envolventes.

Com narrativas extremamente sensíveis, a autora traz histórias familiares, doloridas, engraçadas e vergonhosas — às vezes tudo isso junto. Difícil não rir, chorar e até se apaixonar junto com as personagens.

Um livro incrível para mulheres que gostam de mulheres e para todo o resto das gentes que gostam da boa literatura, com personagens cativantes e histórias bem contadas.

Você pode conhecer as histórias de 'Amora' clicando aqui, mas você também encontra exemplares do livro nas melhores livrarias da sua cidade.

Pra ler ouvindo:

Ana Carolina, a rainha das sapatão.

--

--