Twitter | Instagram

A forma que você fala é mais importante do que o que você quer falar

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
2 min readSep 28, 2021

--

Acho que o maior problema que temos na nossa vida hoje vem de comunicação mal feita. Sejam esses problemas pessoais, problemas no trabalho ou até na sociedade como um todo. Não são poucas as situações que poderiam ser evitadas caso existisse uma comunicação adequada entre as partes. Algo que, com toda certeza, você também já percebeu.

Só que isso não quer dizer que seja algo simples de resolver. Não é todo ouvinte que realmente consegue interpretar o que está sendo dito da maneira menos agressiva possível, assim como não é todo transmissor que consegue dizer o que está pensando da maneira que seja mais clara e menos ambígua possível.

Acredito que existem três coisas importantes nessa comunicação. Quem quer passar a mensagem, quem quer receber a mensagem e a própria mensagem. Todas importantes, é verdade, mas que não necessariamente conseguem ser controladas de maneira mais direta por nós. Por isso que aqui queria focar em quem quer passar a mensagem.

Todos nós conhecemos pessoas que conseguem falar de tudo com literalmente todo mundo. Essas pessoas não são extreterrestres ou alguém muito evoluído. Elas só entenderam que, independentemente da mensagem que você deseja passar, a maneira que você fará essa passagem que realmente vai ser mais importante.

Quando a maneira é agressiva, utilizando de ataques ou insinuações, dificilmente conseguiremos transmitir algo para o ouvinte. Forma-se uma defesa contra o que você está dizendo, mesmo que exista uma concordância clara entre você e o seu ouvinte.

Já quando optamos por uma maneira mais branda e menos desafiadora, fica muito mais fácil de, pelo menos, fazer com que a pessoa realmente pare e ouça o que você tem a dizer. Não necessariamente ela concordará ou achará a sua mensagem algo lindo. Mas pelo menos ouvirá, e assim a chance de que uma das duas coisas anteriores aconteçam aumenta exponencialmente.

Pode parecer ingênuo da minha parte, mas é a mais pura realidade. Existem jeitos de se falar sobre tudo, e por mais que eu não seja exatamente um especialista nisso (na verdade passo longe), consigo entender que é algo importantíssimo na hora de se comunicar.

E, infelizmente, como mensageiro é a única coisa que realmente conseguimos controlar 100%. Muitas vezes a mensagem não é a melhor possível, não podendo alterá-la. Assim como é impossível controlar a maneira que a pessoa interpreta algo, já que é algo contruído a partir de muitos fatores. Então, que foquemos na maneira que falamos as coisas. Para assim, quem sabe, conseguir diminuir esse tipo de problema na nossa vida.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--