“A literatura oferece uma das maneiras mais acessíveis de se explorar o outro”

Entrevista com Danilo Leonardi, autor de “Coisas Inatingíveis” e idealizador da Cabine Literária

Revista Subjetiva
Revista Subjetiva
3 min readSep 18, 2017

--

Foto: Divulgação/Danilo Leonardi

Sobre o autor

Durante a Bienal do Livro Rio deste ano, 2017, tivemos a oportunidade de fazer uma breve entrevista com o escritor, criador de conteúdo do canal Gayrotos, ativista LGBT e um dos idealizadores do portal Cabine Literária, o primeiro grande canal de literatura no YouTube, possuindo hoje mais de 100 mil inscritos.

Em 2014, Danilo lançou o seu primeiro livro, “Porque Indiana, João?”, que foi um sucesso entre o seu público, agora, 2 anos depois, o autor lança seu segundo livro, “Coisas Inatingíveis”, que o próprio julga ser um romance mais maduro e ousado. Em seus escritos, Danilo busca passar uma mensagem de tolerância para um mundo melhor, essa premissa fica evidente em seus dois primeiros livros, sobretudo em Contos Inatingíveis, em que a trama mostra a vida de quatro garotos, vivendo tudo o que a vida pode aparecer.

Entrevista

Revista Subjetiva: Como surgiu a ideia de criar o Cabine Literária?

Danilo Leonardi: Eu gosto de inovar, fazer diferente, e o Cabine Literária foi exatamente isso na época em que o criei. Foi orgulhosamente o primeiro canal exclusivo de literatura no YouTube. Gosto de ler desde que me conheço por gente, então fez sentido para mim que eu falasse sobre o assunto de maneira acessível na internet.

O alcance do Cabine Literária e a recepção do público com o seu trabalho foi um incentivo para publicação do livro?

Essa questão diz mais respeito às editoras, mas até onde sei foi um bom argumento a favor da minha publicação, sim.

Qual a importância de se falar sobre LGBTfobia e outras pautas sociais pertinentes na literatura?

A literatura oferece uma das maneiras mais acessíveis de se explorar o outro, de aumentar o sentimento de empatia, então trabalhar respeito e amor através da literatura é também uma maneira de deixar o mundo um tantinho mais tolerante.

Apresente seu mais recente livro, qual foi a sua motivação para escreve-lo? Que mensagem você procura passar com ele?

Coisas Inatingíveis é meu segundo livro, e fala sobre os anseios da juventude de maneira imoral. Imoral no sentido de que os personagens são livres para fazer suas escolhas e viver com as consequências delas. A história está recheada de sexo, drogas, violência, porque são questões que fazem parte de ser humano e viver em sociedade.

O que o difere enquanto autor no seu primeiro e no segundo livro? O que você acha que mudou entre um e outro?

Eu me considero um escritor mais maduro. Entendo melhor como passar as ideias através do texto e desenvolver a narrativa que eu quero trabalhar, mas é uma questão muito subjetiva.

Quais os projetos para o futuro?

Tenho tentado não pensar sobre isso. Estou vivendo o lançamento deste livro, e por enquanto é tudo que eu quero fazer.

Gostou desse texto? Clique em quantos aplausos — eles vão de 1 à 50 — você acha que ele merece e deixe seu comentário!❤

Redes sociais: Facebook|Twitter|Instagram

Se inscreva em nosso canal no YouTube, a Subjetiva TV, lá você encontra entrevista com autores, resenha de livros e muito mais!

Ouça o nosso podcast oficial com seus autores favoritos do Medium!

Entre no nosso grupo fechado para autores e leitores.

--

--