Abra a caixa de ferramentas: Os macetes do editor de texto do Medium

Yann Rodrigues
Revista Subjetiva
Published in
6 min readNov 22, 2017
Foto por Todd Quackenbush | Unsplash

A internet chove de dicas de escrita: como publicar todos os dias, como ver uma explosão de números de leituras, como ganhar dinheiro escrevendo em apenas 30 dias e blá-blá-blá. Você que escolheu o Medium como casa para seus textos ou lugar de experimentação, com certeza encontra dezenas dessas mesmas dicas por aqui.

Mas e o simples uso da ferramenta? Esquecendo um pouco da caça por visualizações; seus textos ficam com a cara que você imaginou quando começou a tirar a ideia da cachola?

A equipe do Medium mantém um compilado de macetes para aproveitar o editor de textos ao máximo. Claro que está em inglês. Alguns são mais óbvios, outros nem tanto, então partiu solidificar esses truques do lado de cá.

Listas

Não faço apologia às listas, mas às vezes não tem como escapar. Para essas horas, o Medium é bem simples. Basta começar uma linha com o travessão "-" ou com asterisco "*" e dar espaço. A plataforma transforma o formato por você.
"- exemplo de lista":

  • exemplo de lista

A outra maneira é começar a escrita pelos números, para uma lista ordenada.
"1. exemplo de lista":

  1. exemplo de lista
  2. numeração automática

Citações

São dois tipos de citações. Quando selecionamos um trecho, o pequeno menu de opções aparece (com negrito, itálico, etc.), apresentando as aspas para formatar o texto. Porém, se clicamos de novo nas aspas, uma segunda formatação é apresentada.

Citação 1

Citação 2

As diferentes formatações podem ser muito úteis. Uso para diferenciar citações de transcrições de roteiros, por exemplo.

Mencionar pessoas

Basta colocar um @ e começar a escrever no nome da pessoa desejada, que o Medium atualiza a lista com a função de autocompletar. Não tem filtro, são todas as contas da plataforma.

Incorporar

Dá para incorporar de tudo por aqui. Links de outros textos do Medium, WordPress, Youtube, Facebook, Twitter, Instagram, Vimeo, SoundCloud, Spotify, entre outros.

Chega da parte fácil, né? Vamos pros macetes mais secretos.

Notas pessoais de rascunho

Essa é boa. Sempre que encontrar uma encruzilhada, uma parte do texto que ainda não está bem desenvolvida ou uma informação que não conseguirá incluir na hora, escreva "TK", com as letras juntas. Mesmo entre aspas, a plataforma entende o comando, caso as letras estejam juntas. É um código criado pelo Medium para tanto você quanto a plataforma saberem que uma pendência ficou no texto.

Reza a lenda (é o que diz o Medium) que TK vem de “to come” (“por vir”, em tradução livre), abreviado com um K propositalmente, para chamar a atenção de editores e escritores em ambientes de publicações.

Um "TK" amarelo aparece à esquerda dos parágrafos que tiverem a marcação, para ajudar você a achar. O mais importante é a função subliminar. Caso você esqueça que plantou uma pendência no texto com um "TK" e tente publicar a peça, o Medium te alerta que ficaram deveres de casa para trás. Esse meu texto é um exemplo, já que inseri o comando três vezes para ilustrá-lo.

TK TK TK TK TK TK TK TK TK TK

Ele não te impede se você quiser seguir em frente. Assim, ele ao menos te ajuda a não publicar algo incompleto ou com marcações malucas em meio às palavras.

Código

Para quem manja da computação e vai fazer um texto mais técnico, dá para escrever blocos de código aqui também. Basta uma crase para começar um bloco de código. “`exemplo”.

bloco de código para quem manja dos paranauês

Outra possibilidade é usar três crases seguidas para criar um bloco fechado.

Fazer isso, no entanto, não vai manter as formatações de código que quem é da área está acostumado a ver. Para esses casos, a melhor solução é incorporar os trechos desejados colando os links de Github ou outro repositório que esteja usando para programar.

Equações — Atualização Setembro 2019

A partir de Setembro de 2019, o Medium permite a incorporação de equações matemáticas escritas em Latex no site Embed Fun. Basta incorporar o link da equação escrita lá no texto e o Medium faz o resto, como abaixo.

Contagem de palavras

Para qualquer trecho selecionado o Medium mostra a contagem de palavras no canto esquerdo. Para o texto todo, basta seguir a lógica e selecionar tudo (Ctrl+A ou Cmd+A).

Atalhos de teclado

Nesse link estão os atalhos de teclado. Alguns não funcionam comigo, seja por atualização da plataforma ou por versão do teclado, mas vale o teste. Os que funcionam para mim são (Mac/Windows):

  • Negrito: ⌘ + B / Ctrl + B
  • Itálico: ⌘ + I / Ctrl + I
  • Link: ⌘ + K / Ctrl + K
  • Lista não-ordenada: * espaço
  • Lista ordenada: 1. espaço
  • Mencionar outro usuário: @username ou @nome
  • Separador de seção: ⌘ + Enter / Ctrl + Enter
  • ``` bloco de código
  • ` bloco na linha
  • Selecionar imagem do texto como destaque para exibição do mesmo nos feeds: selecionar imagem, então Shift + F
  • Selecionar ponto focal da imagem de destaque: Opt + click / Alt + clique na imagem

Esse último atalho serve para apontar ao algoritmo do Medium que parte da imagem não pode ficar de fora, quando ela for utilizada nos e-mails ou feeds como divulgação do texto.

Grade de imagens

Basta selecionar a opção de inserir uma imagem e escolher mais de uma no seu computador. O próprimo Medium trata de criar uma grade. Também funciona com o arrastar das imagens (o famoso drag-and-drop)

Imagens aleatórias de Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças. Porque sim.

O atalho Ctrl+K, que dá a opção de colocar um link no trecho selecionado, também funciona para uma imagem. Basta clicar nela e usar o atalho. Nas duas imagens da linha inferior da grade, por exemplo, coloquei o link do filme no IMDB.

Ações de publicação

Antes de publicar, também existem algumas ações especiais que você pode fazer.

Revisão

No botão de menu dos “três pontos”, onde você pode escolher para adicionar o texto a uma publicação, também há a opção de “Histórico de revisão” ou “Version history”. Ela lista as alterações feitas no texto, permitindo retornar para uma versão anterior do mesmo.

Exemplo da lista de revisões do texto.

Personalizar título e subtítulo

No mesmo menu, existe a opção de “Customizar título / subtítulo” ou “Customize title/subtitle”. O Medium gera essas informações automaticamente, e o título já vem preenchido pelo início da história. É principalmente o subtítulo que vale a pena personalizar. Selecione “Custom” e mãos à obra.

Conclusão

A página de dicas do Medium ainda carrega mais algumas informações, mas que considero irrelevantes para o propósito da escrita puramente. Você já deve ter se familiarizado com a página de estatísticas ou a colocar tags — muitas vezes é um trabalho mais para editores de publicações, inclusive. Além de serem questões que não influenciam na cara que seu texto terá.

Sentiu falta de alguma dica? Ficou com alguma dúvida? Responde aí e seguimos desvendando a plataforma.

Gostou desse texto? Clique em quantos aplausos — eles vão de 1 à 50 — você acha que ele merece e deixe seu comentário!❤

Redes sociais: Facebook|Twitter|Instagram|YouTube

Publique seus textos conosco clicando aqui.

Leia textos exclusivos e antecipados assinando a nossa newsletter.

Confira a nossa revista em versão digital!❤

Entre no nosso grupo para autores e leitores, divulgue seus textos e chame os amigos.

--

--