Alguém canta em Espanhol no The Voice Kids?

Edson Amaro De Souza
Revista Subjetiva
Published in
2 min readJun 17, 2020
Panos Sakalakis

Gosto de ver The Voice Kids. E me encanto quando vejo uma criança interpretar clássicos como “Onde Anda Você”, de Vinicius de Moraes ou “Canto das Três Raças”, hino imortalizado por Clara Nunes. Confesso que torço o nariz para aquelas que cantam em Inglês porque conheço pouquíssima coisa da música anglófona — mas amo os Beatles.

Mas o fato de nunca ter visto uma criança — não vi mesmo, mas não vi todos os programas; se alguém viu me avise — interpretar naquele palco Mercedes Sosa, Menudos ou Ricky Martin deveria acender o sinal de alerta: estamos muito distantes de nossos vizinhos. É escandaloso que pais e professores que apresentam Chico Buarque aos seus filhos e alunos — estou falando de professores de música e de canto — não apresentam também Mercedes Sosa, uma grande referência para Chico, Caetano e tantos que resistiam nos anos de chumbo. E um dos jurados, Carlinhos Brown, é genro de Chico, mais uma razão para que os candidatos se aprofundem na obra do vencedor do Prêmio Camões e nas influências que ele absorveu.

Para quem quiser conferir: não há uma única palavra sobre o ensino de Espanhol na Base Nacional Comum Curricular, disponível em PDF no site do Ministério da Educação. Acho que se entregarmos a uma criança de 8 anos um globo terrestre, ela perceberá o erro dessa decisão do Ministério.

A linha de Tordesilhas está renascendo como um muro de vergonha e atraso.

--

--