Algumas lições que a Disney lhe dara para a vida

Marcius Bittencourt
Revista Subjetiva
Published in
4 min readApr 22, 2017

Durante toda a vida você foi ensinado que as coisas que a Disney ensina são apenas contos de fadas, e você tem que “crescer e acordar pra vida”, pois “finais felizes” não existem na vida real. Mas o que ninguém entende é que os ensinamentos destes contos de fadas são para vida toda, e nos fazem ser pessoas melhores. Desde a coisa mais simples ate a mais complexa. Através de músicas, frases e gestos, a Disney nos mostra como fazer um mundo melhor para os outros e para nós mesmo.

Não precisa ir muito longe, a Mulan nos mostra que mulheres também podem lutar como os homens, mas será que é so isso? Não, ela nos mostra, também, que com muita força de vontade podemos ser “rápidos como um rio e com a força igual a de um tufão”. E não para por aí, nossos grandes amigos de infância, Timão e Pumba nos ensinam o famoso lema Hakuna Matata e eles ainda nos explicam o significado “os seus problemas você deve esquecer”, mas o que devemos tirar disso? Eu te explico, não devemos dar tanta importância as coisas, o mundo vai virar as costas pra vocês as vezes, mas não devemos sofrer por isso e sim continuar em frente.

Rei Leão (1994)

E a Bela? Ela nos ensina a amar a beleza interior, certo? Certo, mas não é só isso. Ela nos ensina que ser estranho é tudo questão de perspectiva, e que não precisamos nos encaixar as pessoas a nossa volta, precisamos ser quem nós somos e buscar sempre o que queremos. Já o Aladin ensina tanto nós, quanto a Jasmine a enxergar o mundo com nossos próprios olhos, enxergar todo o encanto e beleza que há na natureza e mostra que devemos deixar nosso coração mandar. Olha para o Stitch, um alienígena com problemas de raiva, e mesmo com todos os seus problemas ele encontrou alguém que o amava de qualquer maneira, e não qualquer amor, um amor de família. Mas acho que quem nos dá esse ensinamento é a grande Lilo, que ficou do lado do pequenino, mesmo nos seus piores momentos.

Ah, a Rapunzel! Ela tinha um sonho sim. E ela foi atrás desse sonho, enfrentando grandes obstáculos, mas nunca desistindo. E, finalmente, ela viu a luz brilhar, mesmo passando por um nevoeiro. Anna e Elsa mostram que existe também o amor fraternal, mas claro não para por ai. Elsa sempre foi repreendida pelos pais, a esconder seu talento e se “encaixar” na sociedade. Mas ela queria mais, ela queria ser livre e acabou fugindo para se isolar, mas no final mostrou a todos que ela não era ruim por ser diferente. Alguém ai se identificou?

Moana (2017)

Bom, se você está achando pouco, temos a ultima animação da Disney, Moana. Esta menina como muitas outras tinha um sonho, um objetivo, mas seu pai, por medo, a impedia de seguir seus sonhos e convencia ela que era melhor ela fazer o que ele queria, porque ele tinha experiência. E ela tentou, tentou se encaixar aonde seu pai queria, mas como esperado ela não conseguiu, ela não podia evitar, mesmo tentando obedecer sem questionar, a luz que tinha dentro dela a chamava e era um chamado que não tinha como recusar. Aí você pensa no quanto a Moana te ensina, mas vem a vó dela e te da mais lição de vida. “A vila me acha louca, diz que eu sonho até demais, mas quem sabe ser feliz não volta atrás”. As pessoas te chamam de louco, estranho por ser feliz e ir atrás do que te faz feliz, mas como ela mesma diz seja como a água, “ela faz so o que quer, não liga pra mais ninguém”. Ela, com muita sabedoria, fala que você deve, sempre, seguir o sonho que te atrai, mas deve sempre respeitar as pessoas. Se você achou pouco tudo que essa senhora te ensinou, ela vem e te ensina mais um pouquinho, ela te fala que o mundo parece injusto e que a história vai te marcar, mas essas marcas revelam teu lugar. Bom, acho que em relação a Moana você só vai entender tudo se assistir o filme.

Existem muitos outros personagens que te dão ótimos ensinamentos, tantos que se eu colocasse todos isso viraria uma saga de livros tipo Harry Potter. Mas não deixe que tirem de você tudo o que a Disney ensinou, não deixe que te façam acreditar que finais felizes não existem e que você não deve buscar o seu. A vida pode ser um conto de fadas, pois até neles tem um babaca para estragar sua vida, você só não pode deixar que essa pessoa acabe com seus sonhos.

Clique no ❤ e ajude esse texto chegar a outras pessoas!

Deixe o seu comentário ou nos mande um e-mail para rsubjetiva@gmail.com

Também estamos no Facebook, Twitter e Instagram. Segue a gente!

Quer ter seu texto publicado? Clique aqui.

--

--

Marcius Bittencourt
Revista Subjetiva

Estudante de turismo, metido a escritor e um sonhador nato, esperando pelo melhor que a vida pode oferecer.