Twitter | Instagram

Amizades são cíclicas, e está tudo bem

Leonardo Fuita
Published in
2 min readDec 26, 2019

--

Acho que todo mundo que me lê já deve ter ouvido que amizade de verdade dura para sempre. Que amizade verdadeira nunca esfria. Que amizade verdadeira é algo que nunca pode se esgotar. E até mesmo eu já pensei nisso também. Só que conforme o tempo passa e vou ficando mais velho, vejo que talvez seja uma maneira um pouco romântica demais de vermos esses tipos de relações.

Existem amigos que eu tive/tenho que sempre achei estariam do meu lado da exata mesma maneira de quando tivemos o nosso auge de intimidade e amizade. Só que então passa-se o tempo. Mudam-se as prioridades. Pessoas novas chegam na vida dos dois. E você começa a entender que não é tão simples assim.

O que não quer dizer que você não possa ter amigos que durem a sua vida inteira. Lógico que pode! Mas será que eles sempre terão o mesmo nível de intimidade que sempre tiveram? Será que vocês conseguiram manter a conexão profunda que vocês tem para sempre? Bem, muito provavelmente não, e está tudo bem mesmo assim.

Acabei chegando a conclusão que muitas das nossas amizades costumam ser cíclicas. São extremamente fáceis de se lidar no começo, principalmente por causa de algum fator como ambiente ou momento de vida, mas depois dependem de bastante esforço de ambos os lados e podem se fortalecer ainda mais ou se enfraquecer quando esse esforço é mais do que necessário.

E não existe nenhum problema com isso. As vezes um amigo seu consegue ir para fora do país para trabalhar e acaba naturalmente se tornando um pouco mais distante. E você começa a gostar de outro tipo de rolê que seu outro amigão naquele momento já não é tão fã assim. E então um outro casal tem um filho e começa a não ter mais interesse naquele churrasco regado à álcool que vocês sempre gostaram de fazer.

O tempo passa, nós mudamos, os outros mudam, o mundo muda, e obviamente nossas amizades também acabam mudando junto. Não precisamos nos martirizar quando isso acontece, e isso não torna a sua amizade daquele tempo ou de hoje mais ou menos verdadeira. O importante é entendermos que, seja ela nova ou velha, que nós aproveitemos e, quem sabe, façamos de tudo para levá-las o mais longe possível. Porque a amizade pode sim ser cíclica, e mesmo assim ser importantíssima para todos nós.

--

--