ArtSubs: as equipes de legendas da internet e a difusão do acesso ao audiovisual

Victor Hugo Liporage
Revista Subjetiva
Published in
5 min readJul 30, 2020
Fonte: Rev

Há 12 anos nascia uma das equipes de criação de legendas mais tradicionais da internet: a “ArtSubs, dedicada a ampliar o acesso e consumo de filmes alternativos e independentes.

NoriegaRJ, um de seus fundadores, é carioca, aposentado, legítimo cinéfilo e frequentador assíduo dos festivais do Rio e de São Paulo. Conheceu a legendagem quando passou por um ano conturbado e recluso, adquirindo o hábito de baixar e assistir os filmes em casa.

Foi nessa época que conheceu o Legendas.tvo maior portal de legendas do Brasil — e tornou-se legender da plataforma. A ArtSubs nasceria um ano depois, em 2008, fundada por NoriegaRJ, Lletaif e Hirschen.

Quem são os legenders?

Noriega conta que, no começo, a equipe tinha apenas quatro pessoas. A média de colaboradores sempre foi em torno de 15, mas há alguns anos, após passarem a legendar concorrentes do Oscar, mais pessoas entraram. A ArtSubs tem, atualmente, 35 participantes.

Noriega brinca que alguns só dão as caras em temporada de Oscar. Por ser um trabalho voluntário, não há cobrança por desempenho. O grupo se organiza através de uma planilha e cada um sinaliza o filme que deseja legendar.

À esquerda, planilha com filmes reservados para a ArtSubs e detalhes de produção. À direita, planilha com a organização dos legenders para a tradução de um filme.

Há colaboradores que falam inglês, espanhol, francês, e até mesmo um ou outro com domínio de dinamarquês, italiano e coreano. São pessoas de várias cidades, idades, alguns aposentados e outros profissionais variados — até mesmo um médico. As ocupações de cada um servem até mesmo pra confirmar dúvidas técnicas que eventualmente aparecem nas legendas.

Por que legendar?

O trabalho de equipes de legendas é árduo, profissional e totalmente voluntário, remunerado apenas pela gratidão dos usuários.

Comentários na legenda de Whiplash (à esquerda) e Sorry We Missed You (à direita)

Noriega diz não saber dizer o porquê legenda, apesar de algumas coisas que o motivam a não parar. Como numa vez em que um usuário comentou que o trabalho da equipe o fez transformar seu gosto por cinema, indo além de blockbusters e passando a conhecer a linguagem de filmes autorais.

A facilitação de acesso ao cinema também tem dedo das equipes de legendas. Um usuário dos confins do Brasil, de uma cidade sem cinema ou diversidade de acesso ao lazer comentou que, graças às legendas e releases (filmes em torrent) disponibilizados pela ArtSubs, pôde ter acesso a filmes do mundo todo — alguns que não são exibidos nem mesmo em cinemas de grandes metrópoles do país.

Noriega também lembra de um colaborador que afirmou ter superado uma severa depressão graças aos filmes, simbolizando o valor da difusão do acesso à arte.

Novos tempos nas legendas

O número de pessoas interessadas em legendar tem diminuído nos últimos anos. A Insubs, uma das maiores equipes que já existiu, encerrou as atividades esse ano. Os motivos são variados, como a difusão do streaming, por exemplo. Na ArtSubs, contudo, isso não aconteceu, talvez pelo fato da equipe se dedicar a filmes.

Mas, curiosamente, o isolamento social tornou os colaboradores menos ativos. Na opinião de Noriega, o trabalho em regime home office pode ser a explicação, porque gerou aumento na jornada de muitos e, por estresse ou falta de tempo, diminuíram a colaboração nas legendas.

A relação entre as equipes

O Legendas.tv tem várias equipes cadastradas e algumas com temáticas específicas. A CreepySubs se dedica às produções de terror e suspense, por exemplo. De tempos em tempos, os administradores do portal mandam uma lista de lançamentos futuros e as equipes solicitam reserva dos filmes e séries que desejam legendar.

Imagens da tela de início do Legendas.tv

Alguns legenders fazem parte de diferentes equipes, seja simultaneamente ou migrando de uma a outra. Eventualmente, equipes também fazem parcerias para dividir a legendagem de determinada série ou filme.

Direitos autorais

Direitos autorais é um tema que ronda o cenário de legendas. O portal Legendas.tv já foi tirado do ar algumas vezes em função disso, mas é uma regra do site não fornecer arquivos nem links para downloads piratas.

Aviso legal disponível no site do portal

Noriega faz questão de frisar o quanto preza pela experiência cinematográfica. Diz que, sempre que possível, vê os filmes no cinema e incetiva a todos que façam o mesmo, valorizando o trabalho das/os autoras/es e distribuidoras independentes.

Quanto ao valor autoral das legendas da equipe, defende que é igual a de um serviço profissional como qualquer outro, apenas não é remunerado. Portanto, a sua reprodução deve ser creditada da mesma forma.

Mas nem sempre isso acontece. Comenta que já viu suas legendas sendo usadas em mostras de cinema e até mesmo em um serviço de operadora de TV por assinatura. A qualidade do trabalho dessas equipes é tanta que algumas pessoas passaram a trabalhar profissionalmente na área.

Hits cult

Noriega comenta que, no auge da equipe, quando chegaram a ter cerca de 40 membros ativos, lançavam legendas de um filme por dia. Em 12 anos de atividades, a equipe legenda em média 250 filmes por ano — cerca de 3000 obras desde que a ArtSubs nasceu.

Alguns filmes são grandes hits, como Whiplash: Em Busca da Perfeição, com mais de 50 mil downloads, e grande vencedor do Oscar de 2019, Parasita, que tem quase 100 mil downloads em legendas de autoria da equipe.

Dados das legendas de autoria da ArtSubs para diferentes releases

São números massivos que representam o potencial de difusão do audiovisual proporcionado por uma equipe de voluntários que nasceu justamente pra isso: espalhar experiências artísticas ao máximo de pessoas possível, com dedicação, qualidade e carinho.

Se você gostou dessa crônica, também pode querer ler:

Clique aqui para ler outras crônicas, entrevistas, listas e artigos do autor.

--

--