Barbeiro e seu cliente discutem a distância da relação

Victor Hugo Liporage
Revista Subjetiva
Published in
3 min readJul 7, 2020
Fotos de Que Duong

Fabinho está há meses sem cortar o cabelo de Diego por causa da pandemia. Numa bela noite, decide ligar para seu cliente e botar pingos nos “is” sobre uma postagem que viu no Face.

— Tava com uma saudade danada de ouvir essa voz…

— Que porra é essa, Fabinho?

Fabinho ri tímido.

— Tô brincando, cara. Como é que tão as coisas, Diegão? Já tô até com saudade daquele teu cheirinho de One Million.

Mais risos de Fabinho. Diego não ri.

— Na paz, Fabinho… Que tu manda?

— Então, cara… — Fabinho começa a falar num tom mais sóbrio — e aquela foto que tu postou no Face?

— Esquece essa porra, Fabinho…

— Não, Diego… Espera… Era aniversário da tua filha, né?

— 1 aninho.

— O padrinho foi?

— Porra, Fabinho…

— Tu sabe que se eu fosse padrinho, eu teria ido, né?

— Supera essa merda, Fabinho!

— Eu estaria lá…

— Mas a gente tá no meio de uma pandemia, cara! Distanciamento social, porra.

— Tá, beleza. Mas não é esse o assunto, — Fabinho respira fundo, tomando coragem— e aquele teu cabelo?

Silêncio.

— Porra, Fabinho…

— Me fala a verdade.

Mais silêncio.

— Eu cortei com um cara aqui…

— Cortou com outro, Diego?

— Não tinha distanciamento social, porra?! — Exclama Fabinho.

— Foi meu marido…

—É sempre ele…

— Calma— Diego se defende,— ele sabe que tu não ia se proteger. Pediu pra eu cortar com outro.

— Tu sabe que isso é ciúme dele com a gente, Diego.

— Que ciúme o quê, Fábio! Tu é hétero, porra. A gente sabe a diferença.

— Você sabe, mas ele sabe?! — Grita Fábio, já com timbre de voz agudo.

Diego suspira. Nenhum dos dois fala. Fabinho decide romper o silêncio.

— Você sabe o que mais dói pra mim, né?

— Eu não queria te trocar, cara…

— Só me diz uma coisa…

— Juro que não queria, Fabinho…

— Para. Só quero que me responda.

Diego se aquieta. Fabinho toma fôlego e finalmente pergunta:

— Ele soube fazer tuas luzes?

Silêncio na linha.

— Não — confessa Diego.

— Porra! — Fabinho exclama, como quem comemora um gol ,— claro que não! Ele até acabou com o disfarce do teu cabelo! Tá parecendo uma cuia, essa merda!

— Desculpa, Fabinho. Eu sei que ninguém faz do jeito que você faz. Mas era o primeiro aninho da Lívia, meu marido tava preocupado…

— Faz o seguinte, Diego. Nem precisa voltar, tranquilo? Você passa aqui qualquer dia, pega teu reparador de pontas e segue teu rumo, beleza?

— Pode ficar com o repara-

— Diego, por favor. Me respeita. Respeita minha decisão.

Silêncio novamente. Diego suspira, já entregando os pontos.

— Então é isso, Fabinho? Vai ser assim? Por telefone? Depois de 7 anos de parceria?

Diego não vê, mas do outro lado da linha, Fabinho está de sobrancelha franzida e fazendo bico.

— Você sabe que podia ser tudo diferente, né, Fábio? Um pequeno gesto já resolveria tudo.

— Eu pensei que só eu sabia fazer do jeito que você gostava, Diego…

— Mas custava usar máscara, porra?

Se você gostou dessa crônica, também pode querer ler:

Clique aqui para ler outras crônicas, entrevistas, listas e artigos do autor.

--

--