Cansado do aplicativo do Medium? Nós temos a solução!

Leia apenas textos no seu idioma de forma simples e fácil

Quem utiliza a plataforma há mais de dois anos, sabe que antigamente conseguíamos ter um feed composto por textos apenas em nosso idioma. Entretanto, com as recentes mudanças, o Medium decidiu reverter essa lógica, abarrotando o feed com textos, sobretudo, em inglês. Essa nova concepção afastou muita gente da plataforma e foi prejudicial para aqueles que expõem seus textos por aqui.

Nós, da Subjetiva, buscamos uma solução para esse problema e, felizmente, encontramos. Ao seguir o nosso passo-a-passo, você conseguira ter um feed totalmente em português novamente, podendo ler os textos em seu celular de forma simples e fácil. O nome do aplicativo se chama Feedly e você pode baixá-lo na Play Store ou na loja da Apple. Ele é, basicamente, um aplicativo que constrói um feed com base nos blogs e revistas que você adiciona.

Então, vamos direto ao ponto:

Baixe o aplicativo Feedly:

#PraCegoVer: Logo do aplicativo Feedly retirado da Play Store

Após baixá-lo de forma gratuita, você irá abrir e clicar no canto superior esquerdo para abrir o menu principal:

#PraCegoVer: Homepage do aplicativo Feedly com sites já adicionados.

Você deverá logar nele com seu Facebook, Gmail ou as outras opções que ele der:

#PraCegoVer: Menu principal do aplicativo Feedly com perfil logado através do Facebook e demais opções.

Ao rolar o menu para baixo, você deve clicar em Add a Content para começar a adicionar os blogs e as revistas que você quer consumir (notem que eu já adicionei a Revista Subjetiva e a Mulheres Que Escrevem) no meu feed:

#PraCegoVer: Parte do menu principal em que se pode adicionar conteúdo.

Você ira colocar a URL do blog ou revista que você quer adicionar e provavelmente ele vai aparecer abaixo no autopreencher:

#PraCegoVer: Buscador de URL do aplicativo Feedly.

Após abrir a revista ou blog que você quer adicionar, clique no + e pronto, ele será adicionado:

#PraCegoVer: Homepage do aplicativo Feedly com enfoque no + para adicionar o site ao seu feed.

Após adicionar, irá aparecer a opção pra você adicionar o blog ou a revista em uma pasta para melhor organizar o conteúdo que você quer consumir. Eu, por exemplo, criei uma pasta chamada “Medium”:

#PraCegoVer: Parte de criação de grupos de sites do Feedy.

Após, você devera voltar no site adicionado e clicar nos três pontos do canto superior direito para abrir algumas opções importantes:

#PraCegoVer: Feed da Subjetiva no aplicativo.

Agora, clique em Promote to Favorite e em Open Webpage Directly. A primeira opção é para você ver os textos primeiro e a segunda é para ele ir diretamente para o Medium (caso o site faça parte da plataforma).

#PraCegoVer: Opções do menu que se abre após clicar nos três pontos do canto superior direito.

Por final, clique em Open in App e pronto, você será direcionado pro aplicativo do Medium e poderá ler, aplaudir e comentar normalmente.

#PraCegoVer: Medium aberto no Google do celular com a opção de abrir no aplicativo acima.

Esse é um método simples e que pode trazer de volta quem desanimou com as recentes mudanças da plataforma, então, se você continua resistindo aqui, espalhe essa novidade para quem já esteve mais ativo ou para quem ainda não conhece o Medium. É com pequenas atitudes que a gente constrói uma comunidade incrível.


Não, não estamos fazendo propaganda para o aplicativo, apenas recomendando. Não recebemos um centavo, fazemos isso visando o conforto do nosso leitor.