Twitter | Instagram

Contexto importa

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
2 min readJan 4, 2022

--

Quantas vezes não nos vemos julgando outras pessoas como alguém sem caráter e que é intrinsecamente malvada? A todo tempo, não é? E isso vale para a grande maioria de nós. Por algum motivo, que sinceramente ainda não consegui identificar, costumamos julgar os outros e colocar a culpa de determinadas situações em características fundamentais ou caráter, quando na realidade é muito mais complexo do que isso.

A ciência chama isso de erro fundamental de atribuição. Basicamente é quando colocamos a culpa de determinada situação em características fundamentais e no caráter, e não na situação e no contexto que aquela situação ocorreu.

Todo programa sensacionalista faz isso. ‘Ladrão, vagabundo, bandido’, são só alguns dos ‘elogios’ que vemos nesse tipo de programa. Sempre dando a sensação que a pessoa que cometeu tal delito é intrinsecamente ruim e não tem como mudar. E que, obviamente, nada poderia justificar o que ela fez, e que exatamente por isso que ela é tão ruim.

O problema é que isso é mentira. Como diz o ditado popular: ‘a ocasião faz o ladrão’. O contexto e situação que nos encontramos faz muita diferença. Se você está em um ambiente em que mentir é algo disseminado, a sua tendência a começar a mentir é altíssima. Não é coincidência que crianças que saem de famílias desajustadas se tornem adultos desajustados. É simplesmente o grande poder que o contexto tem sobre todos nós.

As vezes eu fico um pouco conspiracionista para esse tipo de pensamento que a maioria das pessoas tem. Porque não é possível que todo mundo tenha vivido de maneira tão parecida e chegado a conclusão que caráter e características fundamentais das pessoas que são as culpadas pelos problemas da nossa sociedade. Quando é tão claro que isso não está nem perto de ser verdade.

No final, só quero dizer que o contexto importa. A situação também. E muito mais do que te vendem por aí. ‘Pessoas boas’ são capazes dos piores atos se estiverem em um ambiente que proporcione essa opção. Assim como ‘pessoas ruins’ são capazes de ações boas quando estão em ambientes que as contagiem para tal.

Não importa como você acha que é, ou como se define no seu caráter, é impossível que o contexto não tenha força em você, por mais que você queira negar. E é isso que precisamos entender. Porque é só a partir daí, que realmente conseguiremos entender e mudar a realidade à nossa volta.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--