Corrida de rua: experiência de um ano correndo

Correr é uma das coisas que eu faço para minha saúde mental e física.

Ana Paula Risson
Revista Subjetiva
4 min readDec 10, 2017

--

Corrida 9 de abril de 2017.

Minha experiência

A ciência já comprovou os benefícios de atividades físicas, não vou ficar batendo nesta tecla, quero falar um pouquinho da minha humilde experiência de um ano correndo.

A convite e por incentivo de uma querida amiga (Núbia Schuck) comecei a correr em meados de outubro de 2016. Hoje avalio que se não tivesse começado a correr, o rumo da minha saúde mental e física teriam sido diferentes.

Correr, pra mim, não tem e nunca terá sentido de competição. Aliás, meu maior desafio é eu mesma — minha rotina, preguiça, dores. Correr é uma das coisas que eu faço para a minha saúde mental e física.

Corrida em 05 de fevereiro de 2017, com minha amiga Núbia.

Minha humilde experiência com as corridas de ruas estão longe de serem uma história de sucesso ou que deve ser seguida por outros. Tive altos e baixos neste um ano. Nos momentos altos, conseguia correr até 3 vezes por semana, reduzindo gradativamente o tempo — eram segundos de diferença de uma corrida pra outra; fazia musculação para fortalecimento, pois facilmente machuco a posterior da coxa ou tenho canelite — sim, canelite, uma dor absurda na canela; mesmo com a rotina corrida de viagens e compromissos, achava um tempo pra correr. Mas, tiveram os momentos baixos também, quando comecei a me render pelo inverno, preguiça e rotina, admito.

Sobre as provas

Nunca parei para pensar sobre (somente agora enquanto escrevo), mas eu acredito que nunca irei correr alguma prova para competir. Eu adoro cumprir as provas, adoro mesmo, por várias motivos:

  1. Concretizar os inúmeros treinos em uma corrida;
  2. Vejo em cada pessoa muito esforço para estar naquele lugar;
  3. Adoro, depois de finalizar a corrida, ficar próxima da linha de chegada observando a reação das pessoas quando chegam — confesso que já me emocionei vendo algumas pessoas chegando;
  4. Ganhar a camiseta, o número, chip, lanche, sacola, vários tipos de brindes — atire a primeira pedra quem não gosta/gostaria de ganhar também; (risos)

O que aprendi

Aprendi que aquela frase “é você contra você mesmo” é a mais fiel quando se está correndo. Meus últimos metros de corrida sempre são corridos metro a metro com muito sacrifício, estou sempre dizendo para mim mesma “mais um pouco, falta pouco”. Adoro, ao final da corrida, ver meu tempo, média, velocidade, isso é muito gostoso.

Aprendi que cada pessoa está dando o seu melhor enquanto está correndo, especialmente no momento da prova. Cada pessoa com suas limitações, histórias e força está correndo e merece ser respeitada.

Aprendi que organização, foco e acompanhamento com profissional (no meu caso, com um Educador Físico na academia) são imprescindíveis para correr sem se machucar, diminuir o tempo, aumentar a distância e, consequentemente, ter saúde.

Corrida do dia 10 de dezembro de 2017, que me fez decidir escrever este texto.

Aprendi que correr sozinha é muito bom. Eu adoro ter companhia pra correr, especialmente porque dependendo do lugar e horário é mais seguro ter alguém junto. No entanto, não tenho problema nenhum em correr sozinha, eu adoro. Fico pensando em coisas da vida, naquelas complexas mas, também, naquelas mais banais possíveis.

Continuarei correndo

Irei me dedicar a corrida para escrever, em dezembro de 2018, um outro texto falando de minha experiência com as corridas de rua.

Eu não tenho o melhor tênis, nem a melhor roupa, nem um relógio para medir distância e velocidade (queria um), nem um personal trainer exclusivo, nem grupo de corrida. Mas, tenho muita vontade de correr e melhorar, mesmo que de forma lentamente gradativa.

Gostou desse texto? Clique em quantos aplausos — eles vão de 1 a 50 — você acha que ele merece e deixe seu comentário!❤

Redes sociais: Facebook|Twitter|Instagram|YouTube

Publique seus textos conosco clicando aqui.

Leia textos exclusivos e antecipados assinando a nossa newsletter.

Confira a nossa revista em versão digital!❤

Entre no nosso grupo para autores e leitores, divulgue seus textos e chame os amigos.

--

--