Desafio do Editor: uma nova forma de explorar a escrita

Revista Subjetiva
Revista Subjetiva
Published in
4 min readSep 6, 2017

S. Paiva

Um fato não pode ser negado: o Medium é um espaço de troca. Duvido que você consiga aproveitar o máximo que essa plataforma tem se não for através do feedback de seus leitores e também você mesmo agindo como leitor de outros. No fundo, acabamos sendo leitores-escritores, que é o que deveria ser em regra — contudo, infelizmente, existem casos de autores que apenas leem suas próprias publicações e deixam as de seus colegas de lado. Mas esqueçamos que existam pessoas mesquinhas e egoístas mesmo na Literatura e vamos nos ater à proposta que eu, na modalidade de colaboradora da Revista Subjetiva e em parceria com esta, temos a fazer:

Em três anos de Medium, eu ainda não consegui me definir num nicho só. Sou o tipo de escritora “multifuncional”, e longe de querer me vangloriar disto. Na verdade, eu queria poder definir que sou realmente boa em só uma coisa e apostar nisso. Exemplo: S. Paiva, cronista. O que ocorre, porém, é que, mesmo em texto em prosa, eu acabo misturando algo da poesia; ou, na crônica, eu acabo aflorando uma vertente poética. Parece que uma coisa não tá dissociada da outra, né verdade?

Já vieram me dizer uma vez que eu deveria “achar meu lugar na escrita” e isso me pôs em xeque diversas vezes na hora de escrever. Afinal, o que sou? Poeta? Cronista? Contista? Ensaísta?

No fundo, somos todos escritores, minha gente. E bem ou mal, nossa criatividade não deveria deter nenhum limite, de qualquer ordem que seja (consigo visualizar parnasianos se contorcendo de raiva nesse momento). Por isso, conversei com o Lucas, editor, para abrir-se uma nova seção na Revista Subjetiva que se chamaria “Desafio do Editor”: nela, periodicamente, alguns autores dessa publicação seriam “desafiados” pela edição da Revista a escrever na forma de determinado gênero literário e sobre um determinado tema. Eu, confesso, já fiquei curiosa, muitas vezes, sobre como seria um conto da Sirena M., ou do Guilherme Aniceto, ambos reconhecidos na plataforma por sua poesia (e, sim, sou fã mesmo deles!). Sei que ambos detém extrema habilidade para escrever e fico empolgada de vê-los esbanjar talento em outro gênero literário.

Isso ajuda a demonstrar o escritor em seus bastidores e, mesmo para alguns, fazê-los “abandonar sua zona de conforto”. Além disso, a ideia é que o escritor ou escritora revele se achou aquele desafio fácil, médio ou difícil e se estaria disposto a ceder àquele gênero novamente. Estaremos ampliando o leque de possibilidades de nossos escritores e mesmo induzi-los a perceber que podem ser bons em qualquer gênero que escolherem, bem como atraindo novos tipos de leitores para o perfil de cada um.

Sei que alguns colaboradores podem não se sentir à vontade com esse tipo de desafio por motivos pessoais e, por quê não, profissionais e não os julgo por isso, então, fica mesmo o convite para aqueles que realmente sintam que seja uma boa ideia para os seus próprios objetivos e metas.

Passo a palavra ao editor!

O desafio funcionará da seguinte forma: eu, Lucas, irei escolher um tema que será proposto não apenas por mim, mas por todos os autores da Revista Subjetiva e também por você, leitor ou leitora, que está se sentindo instigado pela proposta, queremos que você deixe nas respostas abaixo a sua sugestão de tema você gostaria de ver alguém experimentando.

O autor ou a autora que será desafiado será escolhido por mim, de forma consciente, tentando realmente desafiar àqueles que não costumam escrever certos gêneros literários frequentemente.

E — essa parte é opcional — uma proposta que surgiu do reflexividades foi a de justamente dar um “guia” para os desafiados dando-lhes algumas palavras que se relacionem com o tema, por exemplo, caso o tema seja “amor”, as palavras que podem ser relacionadas são “ódio”, “relacionamento” e “abraço”, a ideia é encaixar essas palavras de alguma forma no texto, se for poesia, por exemplo, fazer com que elas façam parte da proposta.

A ideia é justamente essa: ir da estranheza à prática. Em um primeiro momento, penso que haverá um estranhamento, mas transformar esse estranhamento em um dialogo com as palavras pode ser um excelente exercício para a aperfeiçoar a escrita e, como a S. Paiva disse, sair da “zona de conforto literária”.

Agradeço a S. Paiva por dividir esta incrível proposta comigo e fico feliz por ela acreditar que a Revista Subjetiva é um ótimo local para essa ideia.

Então, aguardem mais informações sobre, o primeiro desafio já saiu, o tema será “utopia”, o gênero é poesia, as palavras são “futuro”, “realidade” e “distopia”, e os autores e autoras desafiados foram: Andressa Faria de Almeida, Kenia Mattos, Thaís Campolina, Amadeus Delfino e Danilo. O prazo para os resultados deste primeiro Desafio do Editor será no dia 17 de setembro, um domingo.

Pedimos que você, caro leitor ou leitora, se desafie também e poste nos comentários abaixo os seus resultados, leremos e responderemos todos!

--

--