Twitter | Instagram
Dinheiro é meio, não fim
Eu já fui mais fã do capitalismo. Já achei que ele era o menos pior dos sistemas e que, em boa parte dos sentidos, seria até bom para a sociedade como um todo. Mas a verdade é que quando você coloca o dinheiro, o capital, como o centro de toda uma sociedade, alguns valores começam a ser deturpados e fazem com que as pessoas fiquem doentes por algo que, no final das contas, não trará a felicidade que todos almejamos.
Não sou estudioso o suficiente para ter certeza, mas acho que o fato de vivermos no capitalismo faz com que o valor que damos ao dinheiro seja maior do que deveria. Acabamos associando o dinheiro ao sucesso e à felicidade, quando na realidade ele só um meio para que possamos fazer coisas. Coisas essas que podem ser tanto boas quanto ruins.
As pessoas mais aparentemente infelizes que eu conheci na minha vida tinham muito dinheiro. Diretores que ganhavam 50, 60, 100 mil reais por mês e que no final do ano tiravam bônus de milhões de reais. Mas que não tinham um amigo próximo de verdade, tinham problemas claros com a família e com boa parte dos relacionamentos. Algo que talvez não seja uma regra, como pelo menos na minha experiência parece que é, mas que com toda certeza acontece por aí.
Porque a verdade é que dinheiro não pode ser o fim. Não pode ser o objetivo da sua vida. Porque ele serve para comprar coisas ou comprar experiências. Mas não consegue comprar amizades. Não consegue comprar um relacionamento. Não consegue comprar uma família. Não consegue comprar o auto conhecimento. E por consequência, não consegue comprar a felicidade.
Óbvio que se você passa necessidade o dinheiro é sim muito importante. Afinal, você não possui nem mesmo o básico do que nós como seres humanos precisamos para sobreviver. Mas a partir de um determinado momento ele não faz mais diferença alguma. Pode sim comprar uma roupa um pouco mais legal. Te levar à um restaurante mais bacana. Mas não faz diferença real para que você tenha uma vida mais plena.
Dinheiro é importante. Mas dinheiro é meio. Dinheiro é algo que você usa para fazer coisas que você quer. É bem possível você ser milionário e absurdamente infeliz. Porque a vida é muito mais do que isso. A vida é baseada não só no que você pode comprar. É baseada nos relacionamentos que você cultiva, no propósito que você possui e principalmente, na felicidade que você consegue alcançar. Algo que, talvez, você só consiga se tirar o dinheiro do centro do seu mundo.
Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!