#EscreverEscrevendo: como criar quando está num deserto ou oásis de ideias?

Escrever sem amarras pode ser tão libertador como paralisante

Regiane Folter
Revista Subjetiva
4 min readJan 22, 2021

--

Photo by Grianghraf on Unsplash

Às vezes sinto um prazer danado em simplesmente me sentar com o caderno ou o computador e escrever livremente. Sem filtro, sem objetivo, somente encher a página branquinha de palavras e mais palavras. Quando isso acontece, não tenho pauta, roteiro ou tópico pra guiar a minha escrita. Somente me deixo levar pelo sentimento de que no final do texto vou estar mais leve, mais tranquila. Escrever como ação terapeutica, sem otra motivação que não seja colocar letras em ordem e ver no que que vai dar.

Porém, em outras ocasiões, essa urgência por escrever simplesmente desaparece. Vai embora e não deixa bilhete avisando quando vai voltar. Me sento na poltrona mais confortável, munida das minhas ferramentas de escrita preferidas, mas nada acontece. Não sei sobre o que escrever. Não tenho nenhuma ideia de por onde começar. Me dá um branco ainda maior do que a cor da página que me encara de volta.

Você já se sentiu assim?

Se nunca passou por isso tem mais é que se considerar muito afortunada. Porque é um sentimento bem chatinho esse de não conseguir escrever, ainda mais porque vivo dizendo por aí que sou escritora. Quem pode lidar com essa ironia — se é escritora, não tem que escrever? Ué? Essa é uma das perguntas que mais me faço nesses momentos de pouca inspiração e logo a sensação de frustração se vê acompanhada de outra emoção pouco amável: a culpa. Como posso dizer que essa é minha vocação se não consigo formar nem uma frasezinha sem graça? Serei uma farsa?

Menos síndrome do impostor, mais soluções

Outro dia me vi nessa situação e decidi que não ia mais dar espaço para essa paralisia. Hoje não, minha filha. Decidi planejar e organizar meus projetos para não faltar ideia sobre o que escrever em 2021. Como venho colaborando com a Subjetiva há alguns aninhos, um dos pontos da minha lista de tarefas era definir o que quero escrever por aqui. Sobre o que quero falar, que temas abordar, como ser mais frequente nas minhas contribuições para a revista, coisas assim.

Fiz aquele brainstorming básico e anotei um milhão de ideias. Poderia escrever resenhas, refletir sobre causas sociais, compartilhar dicas, enfim… Nessa tentativa de definir um tema, algo que pudesse me guiar e me ajudar a escrever pelo menos um texto por mês aqui pra revista, me descobri novamente imobilizada! Estava com um medo danado de deixar na mão do destino e depois não conseguir produzir nada decente. Só que não era nada fácil escolher um tópico único. Foi aí que percebi que além da paralisia de não saber o que fazer, também existe aquela causada pelo excesso de opções e a falta de critério para escolher uma. Essa eu tenho certeza que muita gente já viveu enquanto escolhia o que assistir na Netflix!

De novo, estava na mesma. Fácil não, galera. Decidi então conversar com uma colega escritora e editora aqui na Subjetiva e dela veio a luz (brigada Thaís!): e se meu tema fosse escrever sobre quando não conseguimos escrever? E se junto com esse texto eu lançasse um desafio literário com temas para cada mês do ano, me ajudando e convidando outras pessoas que sofrem do mesmo dilema a participar também? Enquanto escutava o áudio da Thaís, eu ia dizendo “sim, sim, SIM!”. Que ótima forma de ver um desafio como uma oportunidade. Escolhi deixar a crise existencial de lado e arregaçar as mangas! E foi assim que esse desafio literário apareceu.

#EscreverEscrevendo: um desafio literário para cada mês do ano

Fui caçando ideias e inspiração em vários canais por aí (deixo alguns links no final pra quem quiser se aprofundar!), pedi feedback aos amigues escritores e assim surgiu esse desafio: para cada mês, uma sugestão. De cada sugestão, nascerá um texto. Ou não. Mas vamos manter o otimismo!

Sem dúvida será um exercício interessante que nunca fiz antes, mas estou 100% comprometida com a causa. Vocês são minhas testemunhas! Além disso, também estão mais do que convidados a se tornar parte dessa jornada e escrever seus próprios textos com essas sugestões, seja somente por um mês ou pelos 12 do ano. Ficaria super feliz de saber que essas ideias serviram de inspiração para outros autores. Vamos juntos?

DESAFIO BÔNUS!

Se em algum mês o tema do desafio não fizer muito sentido pra você, ou se tiver inspiração sobrando e quiser escrever ainda mais, deixo aqui um desafio extra! Minha sugestão é escolher um trecho de um livro que você esteja lendo e criar algo inspirado nisso. Bem livre mesmo, só deixar a criatividade fluir.

Está dada a largada! Veremos o que rola por aqui. E janeiro já tá quase! 💪 Não deixe de compartilhar comigo teu(s) texto(s) caso decida participar. To contando com essa retroalimentação de ideias entre nós :) Que 2021 seja um ano de muita escritura e história pra contar!

Links legais pra quem quiser conhecer mais desafios literários:

Quadro Amarelo

Dicas Breves de Escrita

Escrita na Quarentena

Escribirme

The Write Stuff

--

--

Regiane Folter
Revista Subjetiva

Escrevi "AmoreZ", "Mulheres que não eram somente vítimas", e outras histórias aqui 💜 Compre meus livros: https://www.regianefolter.com/livros