Twitter | Instagram

Jordan Peterson e como convencer as pessoas a não fazer nada

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
3 min readSep 6, 2022

--

Fazia tempo que eu não via algo no Youtube que me impressionava. Vejo todo dia os canais que estou inscrito, mas dificilmente topo com algo que me deixa surpreso. Só que esse vídeo de 2 horas e meia sobre Jordan Peterson (que está no final do post) é talvez uma das melhores coisas que eu vi nos últimos tempos. Explica muito bem quem ele é de maneira bem detalhada, nos mostrando como no final não existem conclusões em boa parte das discussões que ele participa.

Já tinha ouvido ele falar em uma ou duas ocasiões no podcast do Joe Rogan. Sempre me pareceu um boomer inteligente para algumas coisas mas completamente cego para outras, porém existia algo mais que me incomodava no modo como ele se expressava. Algo que o vídeo consegue detalhar de maneira brilhante e que provavelmente era o que me irritava antes: ele nunca tinha conclusões ou soluções para nada.

Boa parte das conversas sobre tópicos mais complexos ele sempre dava voltas e mais voltas. Falava sobre coisas biológicas, sobre como sociedades se organizavam, sobre como hierarquia e a família são importantes, sobre etimologia das palavras e etc. Tudo uma boa maquiagem inteligente dentro de uma explicação rocambólica sobre o assunto. Nunca chegando a responder de maneira direta uma pergunta e, principalmente, nunca conseguindo deixar algum modelo de solução para o que tinha sido perguntado.

No final as conversas acabam sempre com uma conclusão do tipo: ‘é muito complexo, não existem soluções’. Ou quem sabe em: ‘é melhor deixar o fluxo natural que ele vai se resolver’. Isso para coisas que vão desde mudanças climáticas até o casamento gay, e que obviamente sempre pende para um lado de extrema direita, que é a grande maioria do público dele.

Ou seja, boa parte das suas reflexões termina com a conclusão de que não há nada que possa ser feito. Algo que vemos muitas outras pessoas fazerem, mas que no caso dele é feito de maneira muito mais recheada de informações inúteis e que muitas vezes nada tem a ver com o que está sendo discutido a priori.

O problema maior é que muita gente compra esse tipo de pessoa porque ele tem essa maneira bem articulada de se expressar. Mas na realidade não trás nada de novo ao debate e tem como conclusão final que não podemos fazer nada para mudar o mundo à nossa volta e que simplesmente devemos aceitar que as coisas são assim e está tudo bem. O que é mentira, afinal sempre existe algo que podemos fazer, independentemente do assunto.

Aqui eu só toquei em um dos pontos que o Some More News falou dentro do seu vídeo, mas acho que vale a pena para quem quer se aprofundar um pouco mais ver ele completinho. É uma aula sobre o cara e que talvez te abra os olhos para quem na verdade ele é:

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--