LETTER
LUTO: Museu Nacional do Rio

Ontem, 2, fomos pegos de surpresa ao sermos noticiados de que o Museu Nacional do Rio ardia em chamas em plena Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio de Janeiro. O local havia recém completado seus 200 anos, possuía cerca de 20 milhões de itens de valor inestimável, além de abrigar centenas de pesquisas de Professores e estudantes de Pós-Graduação.
O trágico episódio poderia ser entendido como um acidente, mas infelizmente este não é o caso. Em 2004, o então secretário Wagner Victer disse em uma entrevista que as péssimas condições poderiam levar o Museu a pegar fogo. Desde 2014 o local paralisava suas atividades de tempos em tempos por falta de investimentos e reajuste no dinheiro destinado ao local.
Perdemos, infelizmente, parte da nossa história por conta do descaso do Poder Público para preservação do nosso passado e da Ciência no Brasil.
Nossos colunista, Thiago Süssekind, e o colaborador Victor Hugo Lima escreveram artigos acerca do triste episódio:
A tragédia anunciada do Museu Nacional e os seus investimentos (clique)
É preciso aprender com os erros que levaram ao destruidor incêndio que chocou o país. Um deles é relacionado com questões referentes ao financiamento das universidades públicas.
Política, desmanche do Brasil e Museu Nacional do Rio (clique)
A história que está dentro do museu é sua, não é só do Brasil. Neste incêndio nós perdemos Luzia, não deixemos que outros também sejam apagados da nossa história. Não deixemos que o Brasil se torne ruínas como o Museu Nacional do Rio. Essa ferida nós vamos conseguir estancar, mas o país precisa se unir.
“Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado.”
Emília Viotti da Costa
Contato
Siga nossas redes sociais: Facebook | Twitter | Instagram
Se inscreva em nosso canal no YouTube!
Divulgue seus textos e participe do nosso grupo oficial no Facebook
Conheça nossas revistas digitais!

