Twitter | Instagram

Me desculpe pelo meu erro

Leonardo Fuita
Published in
2 min readAug 31, 2021

--

Não sei se é impressão minha, mas parece que cada vez mais é difícil para as pessoas admitirem quando fazem algo de errado. Não sei se é por causa das redes sociais que começaram a nos mostrar cada vez mais da vida de cada um de nós, ou simplesmente só estamos começando a notar que isso acontecia com mais frequência do que antes. Mas a verdade é que cada vez mais parece difícil ouvir uma desculpa.

Não vou ser hipócrita de dizer que isso não acontece comigo. Também estou nessa estatística que, quando erro algo, muitas vezes tento justificar ao invés de aceitar o que aconteceu e pedir desculpas. Algo que, depois de um tempo, costumamos notar mas que dificilmente tentamos nos retratar da melhor maneira.

Eu entendo a motivação por trás disso. Entendo que muitas vezes não queremos mostrar fraquezas para as outras pessoas. Ou apenas não sabemos de verdade qual foi o nosso erro. Enquanto alguns o fazem com intenções maliciosas de parecerem que são pessoas perfeitas.

O problema é que, no longo prazo, isso é pra lá de contra-produtivo. Principalmente em ambientes onde a convivência é maior e onde se faz necessária uma relação de confiança mútua.

Por isso que precisamos, sempre que possível, nos desculpar por erros que cometemos. Seja com colegas de trabalho, amigos próximos, família ou com os nossos companheiros. É algo que não só nos liberta de uma culpa que estávamos cultivando como mostra para os outros que somos dignos de sua confiança e de sua parceria.

Erros sempre vão acontecer. Ninguém é perfeito e isso todos nós sabemos. Mas nunca realmente mostramos isso para os outros e acabamos nos tornando pessoas difíceis de se lidar. Algo que, no final das contas, poderia ser resolvido com algo tão simples como o título desse texto: desculpa pelos meus erros.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--