MORAES para sempre MOREIRA

Websérie documental conta a trajetória de um dos ícones da música brasileira

Lucas Souza
Revista Subjetiva
6 min readJun 6, 2021

--

Arte: João Vítor Bastos (jvb.arts)

A websérie “Moraes para sempre Moreira” é uma homenagem a vida, obra e a música feitas por Moraes Moreira. Tudo isso é apresentado por meio de depoimentos de Davi Moraes, filho do cantor, que fala sobre momentos marcantes do pai e da relação dos dois.

A produção, uma parceria da Odoya com a Savalla Records, conta não só a história de uma dos maiores cantores brasileiros, como também fala sobre um período muito rico do cenário musical do país. Davi personifica isto interpretando músicas de Moraes, desde o início da carreira, passando pelos novos baianos e até os sucessos recentes.

Os episódios têm, em média, 25 minutos e constroem, por meio do roteiro, assinado pelo próprio Davi Moraes, em parceria com Pablo Savalla, toda história de Moraes de forma bem clara, com as músicas servindo como ponto de referência que amarra tudo.

Isto alinhado à direção geral de Claudia Linhares, Carlos Savalla e Pablo Savalla consegue apresentar para o espectador uma narrativa intimista, tanto nos depoimentos de Davi, quanto nos momentos onde as canções são inseridas.

A parte técnica da obra também merece destaque. A qualidade das imagens e da mixagem de som são muito boas. A fotografia trabalha bem mesclando planos mais abertos com closes, que conseguem captar emoções e expressões que surgem enquanto Davi relembra momentos com o pai.

De maneira geral, quem é fã do cantor vai adorar conhecer ainda mais as história e o jeito de ser de Moraes Moreira. Para aqueles que não conhecem essa é uma ótima oportunidade para se aprofundar mais na cultura brasileira e descobrir a riqueza de um dos grandes cantores brasileiros.

Todos os 4 episódios da websérie estão disponíveis no canal do Sesc 24 de maio. www.youtube.com/playlist?list=PLxJmEgJC7GFkX_Xb5u5gA8KiKlkEN4_oV

Eu conversei um pouco com Pablo Savalla um dos responsáveis pelo projeto Confira abaixo a entrevista

1- Como surgiu a ideia da websérie ?

A ideia da série na verdade veio da Cláudia Linhares, ela me apresentou essa ideia, falou que já estava pensando há algum tempo. Esse convite veio poucos dias depois que a gente fez uma live juntos com Davi Moraes e com o Orlando Costa, que a gente apresentou para o Sesc Rio chamada “A Guitarra e o Tambor”. Poucos dias depois ela me ligou falando que tinha essa ideia da série e queria saber se eu queria participar. Eu topei, obviamente, e foi incrível.

2- Como foi o processo de desenvolvimento do roteiro e trabalhar ao lado do Davi Moraes ?

A gente só teve um pré-roteiro, basicamente, porque tivemos um prazo muito curto para desenvolver esse roteiro. O Sesc acabou nos dando um prazo pequeno, menos de 2 semanas para entregar o primeiro episódio. Então, a gente já tinha feito um pré-roteiro para aprovação do Sesc, onde a gente fez uma vídeo chamada entre nós 4, eu, Cláudia, Davi e o meu pai (Carlos Savalla). E a gente foi conversando, eu fui anotando e depois fiquei com a função de colocar tudo o que foi conversado e falado dentro de uma estrutura de roteiro, foi bem simples e tranquilo.

Depois que a série foi aprovada, a gente não teve como mexer muito nisso, por falta de tempo. O Davi também estava muito ocupado com outros projetos que ele vem desenvolvendo ao longo dos anos e a gente acabou gravando a série em apenas dois dias (um para entrevista e outro para as canções).

Foi uma correria, tudo sendo improvisado, sendo feito ali na hora e ao mesmo tempo cada um ia dando uma sugestão, mas seguindo aquele pré-roteiro para também não fugir. Porque quando a gente começa a falar de lembranças e memórias, a gente acaba indo. Então, todo mundo ali dava uma direção para o Davi não se perder, tanto nas histórias, quanto nas emoções, mas foi um processo muito bom.

Trabalhar com o Davi é sempre muito bom, ele é uma pessoa muito carinhosa, tranquila de se trabalhar, não existe estresse, por mais que a gente estivesse com um prazo curto, a gente estava feliz, rindo e foi muito bom.

3- Como foi feita a seleção das músicas que são apresentadas na websérie ?

A seleção de músicas foi feita entre o próprio Davi e o meu pai, que é o produtor musical da série, fez a mixagem e toda essa parte de som junto com Davi. Eu acabei só dando alguns pitacos no quesito do que foi falado, o que foi gravado no episódio e que não podia deixar de estar alí. Mas toda essa parte foi conversada, a gente terminava de gravar um episódio, aí eu pegava o roteiro e falava com o David. Perguntava qual música ele achava que a gente deveria colocar, que tal colocar essa aqui que é conhecida, mas vamos tentar colocar essa aqui que é mais importante. Então foi tudo através do diálogo no dia da gravação.

A gente terminava o episódio, botava as câmeras para carregar, e ia descarregando as coisas, enquanto isso, tomava um café e falava o que seria bom a gente colocar para gravação das músicas. Aí o Davi citava algumas, meu pai falava outras e foi assim, mais uma conversa entre eles, durante as gravações dos episódios.

4- Depois de finalizar o projeto qual foi o episódio que mais te marcou e porquê ?

Acho que o último episódio foi o que mais me marcou. Primeiro, que eu acho que ele fecha perfeitamente a série depois de tudo que a gente ouviu. Toda a história contada ao longo dos 3 episódios, no último a gente consegue ver ali o que o Moraes foi e, principalmente, o que é o mais emocionante da série, a relação do Davi com o pai.

A gente deixa isso bem claro na série, essa relação que era tão incrível entre os dois. E eu lembro, principalmente, que na edição desse último episódio tem uma foto do Davi pequeno junto com o pai no final e eu lembro de digitar com lágrimas nos olhos, por causa dessa relação tão bonita entre os dois. Isso fica muito claro no último episódio, por isso eu acho que foi o mais marcante.

E é uma pena que eu tive que cortar muita coisa, a gente só tinha em média 25 minutos para fechar o episódio e, principalmente neste último, o Davi falou uns 40 minutos de depoimento. Então, é uma pena que muita coisa ficou de fora, nos outros episódios também, mas se eu tivesse que escolher um, o meu favorito seria o quarto (último).

5- Para você qual a importância homenagear a obra Moraes Moreira e apresentar para novas gerações ?

Bom, eu acho que, infelizmente, nós vivemos num país onde não temos o hábito de conhecer a própria cultura e isso é muito triste. Então, eu fico muito feliz e me sinto muito honrado de ter sido escolhido para fazer essa série, que mostra um outro lado, tanto do Davi quanto do Moraes Moreira, através das histórias, dos depoimentos, das músicas.

Eu acho que Moraes Moreira é um ícone da nossa música e da nossa cultura. E a série deixa isso muito claro, a influência que ele teve e que ele tem até hoje, não só no Carnaval, mas na música, na literatura, enfim, em tantos caminhos que ele percorreu ao longo dessa vida e deixou que sua marca.

E eu acho importante ter isso registrado e ter isso de uma forma acessível para o público, que não esteja trancado em algum cofre, em algum acervo, que isso esteja disponível na internet para as pessoas poderem conhecer quem foi Moraes Moreira, e nada melhor que o próprio filho poder contar essa história.

Um filho que era tão presente, eles eram tão presentes na vida um do outro, então, eu acho extremamente importante, porque Moraes Moreira foi e é um ícone até hoje. Ele junto com os Novos Baianos mudaram, basicamente, a história da música popular brasileira. É uma felicidade poder contar essa história, poder registrar e passar para as pessoas.

Você gostou deste texto?

Deixe suas palmas, faça um comentário, compartilhe com seus amigos e me acompanhe pelo Instagram

--

--

Lucas Souza
Revista Subjetiva

RJ, 22 anos, estudante de jornalismo. Nas horas vagas escrevo sobre filmes e séries