Mulheres na Bienal Internacional do Livro Rio 2017 — Especial Bienal do Rio 2017

Mayra Chomski
Revista Subjetiva
Published in
9 min readAug 22, 2017

A relação das mulheres com a escrita vem de um longo período, com Jane Austen, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Rosamunde Pilcher, Rachel de Queiroz e outras, mas essa história raramente é ouvida e as mulheres escritoras são facilmente ignoradas se não baterem os pés e se estabelecessem e isso, felizmente, vem mudando, a título de exemplo na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano, onde pela primeira vez teve mais mulheres que homens na programação. E na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, as mulheres terão grande destaque, fazendo parte da curadoria de duas das quatro Arenas do evento, com Rosane Svartman e Claúdia Sardinha na Arena #SemFiltro e Daniela Chindler no Entre Letras, também presentes nas quatro arenas para participar de discussões sobre temas atuais e de seus livros.

Café Literário

Um dos espaços mais tradicionais e concorridos da Bienal do Livro, o Café Literário este ano trará temas atuais e de interesse da sociedade como religião e modernidade, reforma política, Operação Lava-jato e a democracia brasileira, gênero e novas políticas sobre drogas.

No dia 01, às 19 horas, já no segundo dia de Bienal, a mesa “Feminismo Hoje” põe em pauta o fortalecimento do feminismo, com suas vitórias e os problemas ainda pendentes. Estarão presentes as escritoras e roteiristas Giovana Madalosso, Ana Paula Maia e Antonia Pellegrino, sob mediação de Marina Gonçalves.

A imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, estará presente no dia 02 de setembro, às 15 horas, na conversa “A Utilidade do Inútil”, nome que faz referencia ao livro do professor, filosofo e critico literário Nuccio Ordine, que estará presente. Os dois vão conversar sobre como a educação transforma a vida de um povo e dos indivíduos que o compõem, mas os obstáculos para esse ideal se concretizar não são poucos e de como o gosto pelo amplo conhecimento pode se afirmar no mundo acelerado e ultra-especializado.

A historiadora Lilia Schwarcz fala da importante biografia que acaba de lançar, sobre a vida e a obra do autor Lima Barreto, que enfrentou os preconceitos de sua época e abriu novos caminhos para a literatura brasileira. Mediado por Paulo Werneck, no dia 02 de setembro, às 17 horas.

Após décadas de combate às drogas, o poder do tráfico e o consumo de substâncias ilícitas não param de aumentar. Novas maneiras de lidar com o assunto precisam ser encontradas. Para explicar sobre teremos a mesa “Novas políticas sobre drogas” com Ilona Szabó, cientista política brasileira especialista em segurança pública e política de drogas e uma das roteiristas de “Quebrando o Tabu”, junto com Carl Hart que é professor de psicologia de psiquiatria da Universidade da Columbia e conhecido por sua pesquisa sobre abusos de vícios em drogas. Acontece no dia 09 de setembro, às 15 horas.

Outras mulheres que marcarão presença: Cristina Zahar, Ana Paula Pedro, Gisele Eberspächer, HeloIsa Seixas, Mary Del Priore, Maria Cristina Fernandes, Bruna Beber, Leusa Araujo, Lícia Loltran, Tatiana Kely, Karla Melo, Marcia Tiburi, Patrícia Kogut e Miriam Leitão.

Arena Geek & Quadrinhos

O espaço é a maior novidade da Bienal do Rio e promete ser a sensação desta edição, onde nerds e não-nerds poderão se reunir com os maiores autores, artistas e influenciadores da cultura pop. O local contará com debates, experiências com Realidade Virtual, jogos de tabuleiro, batalha ilustrada e até sessões de swordplay em uma área de mais de 200 m² e, claro, muitas mulheres ocupando este espaço, pois REPRESENTATIVIDADE IMPORTA!

Para ocupar este lugar, as mulheres estarão presentes em todos os espaços mostrando a sua força em mais de 20 atividades, entre essas as ilustradoras já confirmadas são Viviane Marchetti, Rebecca Cristina, Lya Alves, Fernanda Nia e Julia Nunes participaram de várias “batalhas ilustradas”, em um confronto dois ilustradores, com sessões de 45 minutos, com 5 minutos de apresentação da atividade e 10 minutos de apresentação dos artistas; o vencedor ou vencedora será definido por aclamação da plateia.

Além das batalhas, elas estarão presentes nas mesas de bate papo sobre diversos assuntos nerd, como sobre “As mais influentes obras de ficção fantástica da história”, com a presença da escritora Vivi Maurey, que dividirá a mesa com Thiago Romariz e André Gordirro, no dia 06 de Setembro, quarta feira, às 19 horas.

Outra mesa que me chamou atenção e que com certeza terá muita gente animada para participar será o debate “Game of Thrones versus Senhor dos Anéis”, com a presença da Carol Moreira e Mikannn, que na minha opinião são as maiores especialistas de Game Of Thrones da internet brasileira, e que por isso me sinto sempre muito bem representada como mulher e obcecada por GoT. Sob a mediação de Affonso Solano, a proposta é que cada convidada irá defender uma obra em um debate divertido. Ao longo da atividade, os papéis se invertem. Imperdível! Acontecerá no dia 9 de Setembro, sábado, às 14 horas.

Durante a coletiva, na última terça feira, Affonso Solano, curador deste espaço, destacou bastante a importância desta representatividade e promete que terá muito espaço para essas discussões, de como é a representação feminina neste universo e como este espaço é de todos, e para isso terá uma mesa somente delas, com a mesa “Girl Power”, sábado, dia 02 de Setembro, às 14 da tarde, que contará com a presença de Flávia Gasi, autora do livro Videogames e Mitologia; Babs; e Rebeca Puig do Collant sem Decote.

#SemFiltro

Espaço dedicado aos debates de interesse, principalmente, dos mais jovens, onde terá a mistura em debates com escritores e muitos produtores de conteúdo. Esta arena será comandada por Rosane Svartman e promete colocar na roda a discussão dos temas que mais estão sendo visados atualmente como, por exemplo, feminismo, intercâmbio cultural, moda e comportamento, diversidade sexual e games, entre outros assuntos.

“Game é coisa de menino?” sabemos que não é, mas ainda muitos teimam, então para conversar sobre estará presente Malena Nunes, a criadora de conteúdo do canal Malena010102 que representa as mulheres como uma das maiores produtoras de gameplays do Brasil e que responderá esta pergunta, junto com Spok e sob mediação do jornalista Chandy Teixeira. A mesa acontece do dia 2 de Setembro, às 19 horas.

Mulheres, feministas e atrizes, Ana Rios, Jéssica Ellen e Maria Ribeiro vão conversar sobre como o ativismo digital ajudou na divulgação das pautas do movimento e sobre o desafio de extrapolar as discussões virtuais para o mundo real, na mesa “Feminista: a “novidade””, que acontece dia 07 de setembro, às 15 horas.

A escritora norte americana Gayle Forman estará presente no dia 07 de setembro, às 17 horas. No Brasil, a escritora Gayle Forman é conhecida principalmente pelo livro, adaptado para o cinema, “Se eu ficar”, mas além deste livro, outras de suas obras foram lançadas com sucesso em português, tal como “Para onde ela foi”. A autora, que ganhou notoriedade por sua obra para jovens adultos será entrevistada por Paula Pimenta e Rosane Svartman.

As jovens escritoras Luiza Trigo, Isabela Freitas e Carina Rissi irão analisar como foi ver suas obras saírem dos livros e serem adaptadas para o cinema. Acontece dia 08 de setembro as 18 horas.

V.E. Schwab escreve livros de fantasia reconhecidos pelo público e pela crítica. Foi semifinalista do Goodreads Choice 2013 Book Awards e ficou entre as melhores publicações de fantasia de 2014, de acordo com as indicações de leitura da ALA (American Library Association). Ela estará no dia 10 de setembro, às 14 horas conversando com a jornalista Frini Georgakopoulos.

A última mesa da Arena na Bienal será no dia 10 de setembro às 18 horas, com duas mulheres, a primeira é a escritora com mais livros vendidos para o público infanto-juvenil e adolescente no Brasil, Thalita Rebouças, que estará acompanhada da atriz e agora escritora, Marina Ruy Barbosa, que lançará seu primeiro livro, que tem o objetivo de fomentar à leitura de poesia, mediada por Olívia Torres.

Outras mulheres que marcarão presença: Lelezinha, Yasmin Gomlevsky, Maju Trindade, Julia Faria, Nathany Petrin Martins, Mariany Petrin Martins, Ana Paula Lisboa, Sophia Abrahão, Roberta Campos, Larissa Manoela, Fernanda Souza, Kéfera, Fernanda Young, Manoela Antelo, Maisa Silva e Priscila Alcantara, Babi Dewet e Leisa Ryven.

Encontro com os Autores

Este espaço não é uma Arena, mas foi pensada para trazer mais conforto ao público, pois é aqui que estarão, principalmente os escritores e escritoras internacionais. Ele será no auditório Madureira (Pavilhão Verde) com capacidade para 400 pessoas, com cadeiras e senhas numeradas, então chegue cedo para garantir seu lugar.

Jenny Han, autora de “Para todos os garotos que já amei” e “P.S.: Ainda amo você”, vem ao Brasil para falar sobre a sua mais nova obra e bater um papo sobre representatividade feminina na literatura, contar as novidades e falar mais um pouco sobre os últimos os dilemas de Lara Jean, personagem principal da trilogia escrita por Jenny Han. Dia 02 de setembro, às 11h30.

Autora de um dos maiores sucessos dos últimos tempos, o thriller “A Garota do Trem”, Paula Hawkins vem ao Brasil para uma conversa sobre o processo de escrita e criação, e também contar as novidades da adaptação para o cinema de sua mais nova obra, “Em Águas Sombrias”. Dia 02 de setembro, às 15h30.

Uma conversa franca com a autora portuguesa Sofia Silva, já querida pelos leitores brasileiro, falando sobre o processo de criação para web e adaptação para livro físico. Você não pode perder a chance de ouvir de pertinho as melhores dicas e novidades. Dia 03 de setembro, às 11h30.

Abbi Glines, autora da saga “Rosemary Beach”, fala sobre o seu mais novo livro, o “Último Adeus”, e conversa com o público brasileiro sobre como é o seu processo de escrita, conta as novidades e dá um panorama sobre o mercado de romances. Dia 03 de setembro, às 14 horas.

Carolina Munhóz junto com Raphael Draccon, dois grandes nomes da literatura fantastica brasileira, fazem um bate-papo para matar a saudade dos fãs, dar dicas para quem quer começar a escrever, contar suas inspirações e as novidades do que está por vir. Dia 09 de setembro, às 11h30.

Fenômeno e lançando a quarta temporada de “Minha vida fora de série”, Paula Pimenta contará sobre o seu processo de escrita e como tem sido trazer os contos de fadas para a contemporaneidade. Além, é claro, de dar dicas para quem está começando. Dia 09 de setembro, às 18 horas.

A premiada autora Karin Slaughter vem ao Brasil para conversar com o público e contar sobre a sua forma de escrita e como é o processo criativo diante a temáticas tão envolventes presentes em seus thrillers literários e como é ser mulher em um universo predominantemente masculino. Dia 09 de setembro, às 15 horas.

Conhecida pela série “Perdida”, a paulistana Carina Rissi, vem à Bienal para falar sobre o seu livro mais recente, o “Quando a noite cai”, primeiro conto de fadas que já é recorde de vendas em todo país. Esta é a oportunidade ímpar para juntar os amigos e vir conversar de pertinho com uma das principais autoras do universo literário infanto-juvenil. Dia 10 de setembro, às 11h30.

Outras mulheres que marcarão presença: Carol Christo, Babi Dewet, Pam Gonçalves, Melina Souza, Daiana Garbin, Daniel Barros, Frini Georgakopoulos.

Até o dia 30 de Agosto, iremos fazer este especial pré-bienal, contando tudo que podem encontrar por lá. Então nos acompanhem por aqui e pela nossas redes sociais.

Gostou desse texto? Clique no ❤ e deixe seu comentário!

Redes sociais: Facebook| Twitter |Instagram | YouTube | Sarahah.

Ouça o nosso podcast oficial com seus autores favoritos do Medium!

Entre no nosso grupo fechado para autores e leitores.

--

--