Twitter | Instagram
Não da pra medir o mundo pela nossa régua
Quando era mais novo, achava que as pessoas à minha volta viam o mundo da mesma maneira do que eu. Na realidade, até quando já estava com meus 20 e poucos anos, ainda tinha essa sensação. Mas a verdade é que quando começamos a entender um pouco mais sobre como nós funcionamos, e conforme o tempo vai passando, conseguimos entender que a nossa percepção é só nossa, e que muito provavelmente todo o resto das pessoas enxerga o mundo de uma maneira completamente diferente da nossa.
A percepção que eu e você temos do mundo é diferente. Mesmo que tenhamos algumas similaridades, ainda teremos essa diferença. Principalmente porque é impossível que tenhamos as mesmas experiências, já que cada um foi criado de uma maneira, viveu de uma maneira e consumiu diferentes conteúdos durante toda a vida. O que não é um problema a princípio, mas que pode tornar-se quando você extrapola o seu modo de ver o mundo.
Eu, por exemplo, já fui uma pessoa que olhava o mundo pela lente da meritocracia. Que olhava o mundo de uma maneira que era possível se controlar todas as variáveis e assim ser bem sucedido. Algo que, conforme fui adquirindo conhecimento e experiência, vi que era muito mais complexo e praticamente impossível.
Por causa dessa visão, durante muito tempo julguei outras pessoas pelos seus desempenhos no trabalho, por exemplo. Chegando muitas vezes a me perguntar porque essas pessoas ‘não se esforçavam’ e tinham ‘pouca ambição’. Algo que se provou errado, e que na realidade tinha muito mais a me ensinar do que eu conseguia ver naquele momento.
Esses julgamentos foram provocados por uma percepção que eu tinha sobre a realidade. Que não só era completamente diferente do que eu pensava, como tinha sim uma lógica dentro dela mesma. Porém, como alguém egocêntrico, não conseguia enxergar de maneira alguma, colocando a maneira que eu via o mundo como a correta, enquanto as outras que se diferiam eram erradas.
Cada um de nós é um universo. Por isso, possuímos diferentes maneiras de ver as mesmas situações. Seja por causa da nossa educação, por causa do nosso lado político, ou até por causa dos amigos que tivemos durante a vida. Tudo isso influencia na maneira como vemos o mundo. E assim como acontece conosco, isso também é verdade para todas as outras pessoas.
Só que isso é difícil de entender e principalmente de aceitar. Não é fácil retirarmos a nossa lente e tentar entender como a lente dos outros é. Mas acredito que seria algo benéfico de começarmos a fazer. Porque só assim conseguiremos sair da superfície e entender o que cada um está realmente dizendo. E, quem sabe, chegar de verdade à soluções que todos consigamos pelo menos entender.
Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!