Twitter | Instagram

Não tenho a menor ideia

Leonardo Fuita
Revista Subjetiva
Published in
2 min readAug 31, 2022

--

Acho que uma das coisas que mais fica clara quando começamos a ler mais e estudar sobre os mais diferentes assuntos é que não sabemos muita coisa sobre o mundo. Diferentemente do que pensamos intuitivamente, quanto mais você estuda, quanto mais você lê, mais você consegue notar que o seu conhecimento é limitado. Mesmo que no processo você esteja aprendendo muita coisa.

Comecei lendo bastante sobre como nós funcionamos. Nosso cérebro, a nossa psicologia, e quanto mais eu me aprofundo no assunto, mais claro fica que não sabemos muita coisa sobre isso. Lógico, temos um bom conhecimento de uma parte significativa do nosso funcionamento, mas está longe de conseguirmos replicar o nosso cérebro em um computador, por exemplo. Contrariando um pouco a galera da computação, a verdade é que estamos muito longe de conseguir chegar a algo sequer próximo de nós mesmos.

Quando comecei a ler sobre alimentação, também ficou claro como não temos tanta noção do que realmente nos afeta. Sabemos muita coisa por aproximação e temos o problema de muitas indústrias milionárias estarem envolvidas em boa parte das pesquisas sobre o assunto, o que deixa com que as coisas tenham um pouco menos de credibilidade.

Hoje, lendo um pouco mais sobre política, fica claro como as coisas são muito complexas. Não é um simples ‘certo’ e ‘errado’ como os próprios políticos tentam nos vender na hora de tentar angariar o nosso voto. Deixando claro como todos os assuntos tem uma série de tons de cinza e lados bons e ruins que deveriam ser considerados na hora de se tomar alguma decisão.

Ou seja, quanto mais sabemos, mais sabemos o que não sabemos. Quanto mais você se aprofunda em um assunto, mais claro fica como ainda existe um mundo de coisas para se entender. Mais chegamos a pontos onde não existe uma resposta definitiva e mais entendemos que até mesmo os especialistas ainda tem dúvidas que precisam ser esclarecidas.

Diferentemente do que pensamos quando somos mais novos, saber mais nos dá mais dúvidas do que certezas. Além de nos ajudar a entender que, as vezes, nós não temos a menor ideia do que está acontecendo. Fazendo com que entendamos que o conhecimento é sobre algumas certezas e, na realidade, cada vez mais dúvidas.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--