Reprodução: Google Imagens

O futuro do emprego

Catho
Revista Subjetiva
Published in
2 min readAug 15, 2019

--

Já pensou em dar um passeio pelo futuro? Andar pelas ruas e encontrar cartazes com anúncios de empresas e lançamentos de novos produtos. E os empregos serão trabalhos independentes, como freelancers, temporários, empreendedorismo? Bem, muitas são as possibilidades para o futuro, mas uma coisa é certa: os trabalhos não deixarão de existir.

Provavelmente precisaremos mudar a forma como concebemos o trabalho e desenvolver o treinamento que nossa força de trabalho precisa para assumir esses novos papéis e atribuições que surgirão. O futuro do trabalho exigirá mais qualidade e eficiência, e claro, bem menos processos manuais.

Além disso, competências interpessoais, conhecidas no mercado de RH como soft skills, serão muito mais relevantes durante o processo seletivo. Ou seja, aspectos comportamentais pessoais como comunicação, pensamento crítico, liderança, atitude positiva, trabalho em equipe e ética passarão a ter o mesmo peso que as competências técnicas, também chamadas de hard skill.

Esse é um ponto muito importante para se destacar: no futuro do trabalho, as pessoas continuarão sendo essenciais. Afinal de contas, ainda que com a robotização e mecanização das funções, o elemento humano ainda é imprescindível para tomar decisões e gerenciar processos de relacionamento.

Mas afinal, o futuro de que falamos está tão distante assim? Segundo um levantamento realizado pela Catho que apontou as 14 carreiras promissoras para o ano de 2019, algumas profissões ligados a área de tecnologia já são observadas hoje no mercado.

Seja pela criação de novos segmentos, seja pela adaptação de áreas já existentes, no futuro será necessário se adequar. Profissões como advogado digital explicitam bem esse conceito. Responsável pela aplicação da lei no que diz respeito a crimes cibernéticos, esse profissional atua em um cenário e que a internet trouxe muitos benefícios, ao passo em que também abriu portas para o aparecimento de diversos crimes digitais, como uso indevido de imagens, roubo de informações e cyberbullying.

Se o futuro é hoje, por que então não se preparar para ele? O mundo está cada vez mais interconectado, com bilhões de pessoas com acesso à internet. Surgem novos modelos de negócio, regimentos de trabalho cada vez mais flexíveis, ultra velocidade nos processos de mudança no meio corporativo. Se atualizar e claro, se manter atualizado, é urgente!

--

--

Catho
Revista Subjetiva

A Catho usa tecnologia para mudar a vida das pessoas por meio do trabalho e carreira. Fazemos parte do grupo Seek, líder mundial em recrutamento online.