O Inverno Chegou — A Oitava temporada de Game Of Thrones

Vocês estão psicologicamente preparados para as cenas finais? Eu não!

Mateus Pereira
Revista Subjetiva
4 min readApr 12, 2019

--

Após dois anos de espera, Game Of Thrones volta para a sua temporada final no próximo domingo. E nas semanas seguintes, a internet não será mais a mesma. Teorias, especulações e spoilers vão pipocar nas timelines, para desgosto daqueles que não acompanham a série e delírio dos apaixonados pelo universo das Crônicas de Gelo e Fogo.

É inegável que adaptação televisiva dos livros de George R.R. Martin marcou uma época. Produzida pela HBO, a série surpreendeu o público com uma história de fantasia, com personagens cativantes, batalhas memoráveis, diálogos afiados e cenas brutais. Agora é hora de fechar o ciclo que começou em lá em 2011. E as expectativas para esse final são imensas!

Separei aqui meus principais questionamentos para a última temporada. E as especulações estão repletas de spoilers. Eu avisei!

A mais importante das batalhas

Rei da Noite/ Divulgação HBO

Podemos dizer que ao longos desses anos, Game Of Thrones nos acostumou a esperarmos eventos épicos. Das grandes guerras aos casamentos sangrentos, toda temporada teve seu momento chocante. E para a oitava, o embate mais esperado é entre os exércitos de Jon e Daenerys contra os temíveis caminhantes brancos, liderados pelo Rei da Noite.

Jon e Daenerys, poderosos da porra toda/ Reprodução de Game Of Thrones (HBO)

Após a passagem pela Muralha, os Outros prosseguem com sua invasão rumo a dominação total de Westeros. Apesar dos esforços para convencer Cersei dos perigos que vem com o inverno, a rainha optou por defender seu posto no trono de ferro. Dessa forma, Daenerys e Jon devem assumir a liderança no combate. Lembrando que agora, além de seus exércitos, ambos os lados possuem dragões, o que com certeza resultará em uma grande destruição.

Quem será o Azor Ahai?

A lenda do Azor Ahai permeia toda a história da trama. O personagem foi o herói durante a Longa Noite, quando os habitantes de Westeros tiveram que lutar contra os Outros. A vitória veio pelas mãos dele que empunhava sua espada flamejante conhecida como Luminífera, forjada por meio do sacrifício de Nissa Nissa, seu grande amor.

Arte de Azor Ahai (Imagem retirada de /www.aficionados.com.br/)

Desde então, a história é que para um novo triunfo do povo contra os caminhantes brancos está nas mãos do “Príncipe Prometido”, que assumirá o mesmo destino do lendário herói. Entre os personagens que podem ser o novo Azor Ahai e salvar o continente estão: Jon Snow, Daenerys Targaryen, Bran Stark e até mesmo Jaime Lannister. Em quem você aposta?

A profecia do valonqar

Atual detentora do trono de ferro, Cersei é atormentada pelas profecias feitas por Maggy, a Rã, desde a sua adolescência. Crendo nas palavras ditas pela bruxa, a rainha selou seu destino e viu a concretização dos prenúncios. No entanto, os livros trazem uma diferença que ainda não foi abordada na série. Nele, Maggy profetiza que após a morte de seus filhos, o Valonqar enrolará suas mãos em sua pálida garganta e a sufocará até roubar a sua vida.

Poder é poder, já diria Cersei… (Divulgação HBO)

Sabendo que o termo em valiriano significa “o irmão mais novo”, a primogênita da família mais rica de Westeros colocou todas as suas suspeitas em cima de Tyrion, seu irmão caçula (e o anão mais amado pelos fãs). No entanto, sabemos que Jaime, irmão gêmeo e grande amor da rainha, é outro notável personagem que pode cumprir a profecia, uma vez que ele não apoia mais as decisões de Cersei. E claro, como o Valonqar não precisa ser necessariamente da família Lannister, há a possibilidade de Arya cumprir essa tarefa, uma vez que a garota Stark colocou a rainha em sua lista de morte.

Quem sentará no trono de ferro?

As disputas pelo reinado de Westeros antecedem o período narrado pelas Crônicas de Gelo e Fogo. E Daenerys sempre pareceu a mais disposta a conquistar aquilo que era seu por direito. Porém, a descoberta que Jon Snow também possui o legítimo sangue Targaryen pode mudar a situação. Será que a Mãe dos Dragões irá abdicar do tão sonhado reinado em prol de seu novo amor? Melhor, será que após os confrontos com o Rei da Noite, haverá trono ou reino?

O desconfortável trono que todos querem (Divulgação HBO)

Para finalizar, separei outras perguntas que devem ser respondidas nos seis episódios restantes:

  • Bran será capaz de wargar um dragão? Qual é o real potencial ainda não atingido pelo Corvo de Três Olhos?
  • Theon Greyjoy irá resgatar sua irmã Yara?
  • Qual será o papel da Companhia Dourada para o desenrolar da trama?
  • Sansa Stark sobreviverá e se tornará a herdeira de Winterfell?

As possibilidades são inúmeras e vão nos deixar grudados nos próximos domingos. E independente de seu desfecho, saberemos que Game Of Thrones sempre ficará marcada como uma das grandes produções da história da televisão.

--

--

Mateus Pereira
Revista Subjetiva

Jornalista tímido que gosta de escrever sobre cultura pop e aleatoriedades da vida. Reclama muito no twitter. E ama sorvete com batata frita. IG: m_pereiras