O que você sabe sobre Narguile?
Conheça as percepções sociais acerca do consumo de Narguile no Brasil
A cada rastro de fumaça jogada ao ar, um pensamento diferente. O uso do Narguile, cada vez mais presente entre os jovens, provoca repercussões diversas. Venho aqui falar do livro A gente faz fumaça, que propõe analisar as diversas percepções sobre o consumo do Narguile, seja no âmbito da ciência, da mídia, das ações do governo e principalmente de quem é pouco ouvido: as pessoas que utilizam.
Sobre o livro
Como um item de consumo originado no Oriente Médio virou moda no mundo inteiro, até mesmo nas cidades mais longínquas?
Pensando nisso, a obra apresenta um dialogo entre alguns pontos de vista existentes no debate público e as falas de 8 pessoas diretamente envolvidas com o tema na cidade de Joinville/SC. A partir daí aborda, entre outras coisas, se quem fuma Narguile pode ser taxado como “alienado”, como a mídia muitas vezes deixa a entender, ou se há por parte desse público algum posicionamento que a sociedade insiste em não dar ouvidos.
E para interpretar isso tudo com um olhar antropológico, o livro apresenta um paralelo com “Nobres & Anjos, um estudo de tóxicos e hierarquia”, de Gilberto Velho, que fala sobre o estilo de vida de um grupo da cidade do Rio de Janeiro na década de 70.