O Tempo do Tempo.

Sobre aceitar.

Danilo H.
Revista Subjetiva
Published in
4 min readJun 3, 2019

--

Partindo do pressuposto que você mora no mesmo planeta que eu (nunca se sabe), me estranhou o fato de você ficar chocado ao descobrir que o autocontrole não é algo premeditável.

Você é uma pessoa teimosa por natureza e por isso se nega a aceitar que por vezes os teus poderes não são tão grandes quanto você imaginava. Quando escrevo “Poder” estou me referindo ao seu “Controle”.

Imerso em um um mundo onde tudo é para ontem, você esqueceu de aproveitar os pequenos detalhes enquanto vive. Você nunca se deu conta de que algumas coisas não virão com esforços gigantescos, mas sim, com o Tempo.

Ele mesmo, o seu pior e mais cruel inimigo, o Tempo (com letra maiúscula para diferenciá-lo dos demais).

Planilhas, cadernos, diários, cartas de Tarot, búzios, gurus e nem seus amigos mais antenados serão capazes de prever o amanhã com precisão, ninguém pode te prometer nada de forma concreta.

Você tremeu um pouco quando notou que o seu autocontrole precisava ser traçado quase que diariamente… é, infelizmente você não pode deixar tudo no Modo Automático.

AH! Falando no Modo Automático, você sabe que ele é o responsável por esse estado de pânico e ansiedade excessiva que você vive, né? Ora… Não faz sentido para você? Se você planejar as coisas hoje e não fizer constantes reparos no decorrer do Tempo (que muda de segundo em segundo), haverá um buraco entre você e o seus planos.

O mundo exige olhos bastante abertos e (pasme) o Tempo não espera por ninguém… enquanto você está lendo tudo isso há um sistema gigantesco de engrenagens se movendo sobre a sua pequena cabeça.

Quantas vezes você tentou agarrar (de modo egoísta) o Tempo para você mesmo? Nem foi por maldade, mas o desespero tomou conta de ti e você não sabia para onde correr.

O Tempo é contínuo, você não…

Às vezes tentamos acelerar ou adiar as coisas em nossas vidas, mas tudo isso é inútil, infelizmente nem tudo depende de você. Existe uma parte que te cabe, mas o resto está fora de cogitação…

Você não pode controlar a duração dos momentos e nem o momento que as coisas acontecerão na sua vida. Você não pode evitar algo ou alguém para sempre, você não sairá de um relacionamento sem sofrer nem que seja um pouco.

Você não pode sacudir o Tempo pelos ombros e colocá-lo nos eixos, mas ele seguramente pode te sacudir de dentro para fora e te deixar atônito.

Logo você que não suporta o contato físico em demasia, logo você que não cria vínculos com boa parte do mundo, logo você que acredita que pode fazer tudo sozinho… logo você tentando dia após dia fazer algo que tanto condena.

Administre a sua energia, não controle o incontrolável.

Creio que você não tenha a dimensão do seu pequenino tamanho, mas você ao menos tem ideia de onde deposita a sua energia? Nunca te passou pela cabeça que, por exemplo, você pode se esgotar?

Pense nas coisas que você realmente possui controle e pense naquelas que, mesmo com todas as forças do universo, não dependem de você… Você busca controlar aquilo que não pode?

Um dia você vai perceber que grande parte da sua energia é gasta em pessoas, situações e coisas que estão fora do seu controle… e a sua energia não é “retornável”, digamos. Às vezes é necessário focar no que realmente importa.

Sabe quando você prefere atacar alguém ao invés de dialogar?
Sabe quando você se
faz de tudo por alguém e não é notado?
Sabe quando você tenta
mudar o pensamento das pessoas?
Sabe quando você
questiona demais o porquê das coisas? O motivo de você “ser assim” ou a razão de você não ter determinadas coisas na sua vida?

Estes são alguns exemplos de como você desperdiça diariamente sua energia (você sabe disso… só não admite).

O Tempo aprecia seus esforços em controlá-lo, mas mandou dizer que não vai funcionar.

Via Láctea > Sistema Solar > 8 Planetas > Terra > Exosfera > Termosfera > Mesosfera > Estratosfera > Troposfera > 7 Continentes > Um País > Uma Estado > Uma Cidade > Um Bairro > Uma Rua > Uma Casa > Você.

Você já parou para pensar no seu tamanho em comparação a tudo que há ao nosso redor? Somos minúsculos… basicamente um pontinho sem luz no meio do nada (desculpe).

Aceite que algumas coisas não dependem dos seus milhões de esforços. Há um mecanismo gigantes intocável que não pode ser controlado por você, mas que irá ajudá-lo a te aproximar daquilo que você tanto procura.

Você não se tornará bem sucedido da noite para o dia, você não terá os mesmos amigos para sempre, você não deve confiar em tudo que vê e, por mais que você negue, a sua vida está em constante mudança. Você não percebeu, mas essa é atualmente a sua melhor versão.

Se prepare, se corrija sempre, aceite os erros, experimente algo pela primeira vez, não julgue (mesmo se você estiver no direito), siga mais o baile ao invés de travá-lo, transfira a sua energia para o lugar certo e melhore sempre que puder.

Pare de correr atrás do Tempo perdido e comece a correr junto a ele.

Seja aliado do Tempo.
E, acima de tudo.
Seja seu mais fiel aliado.

O Tempo Voa.
Voe com ele.

--

--

Danilo H.
Revista Subjetiva

Aqui eu escrevo sobre desconfortos, alegrias e sobre nós.