Para ler quando pedir ajuda for mais difícil do que deveria ser

Lara Pirro
Revista Subjetiva
Published in
2 min readSep 26, 2019
Obra: instagram.com/giuliajrosa

O ato de pedir ajuda pode ser bem difícil e doloroso para algumas pessoas. Às vezes só não queremos preocupar aqueles que amamos e que nos amam. Às vezes pensamos que todas as outras pessoas já têm problemas demais em suas vidas.

É verdade que todos nós vivemos numa dinâmica extremamente rápida, que o fluxo com o qual as coisas acontecem nos surpreende. Entretanto, também é verdade que essa dinâmica tem nos feito bem, a medida que tem nos feito mal.

A dificuldade que encontramos para pedir ajuda é tão pessoal, às vezes não sabemos nem definir o motivo em palavras. As vezes é como se fosse uma simples força, grande o suficiente para nos segurar.

Essa dificuldade é compreensível! Tudo bem tê-la! Todos temos!

Quando essa dificuldade fica maior busco olhar a minha volta. Busco perceber uma por uma as pessoas que me cercam e que eu amo. Imagino como se fossem elas no meu lugar; como eu gostaria de pegar na mão de cada uma delas e levá-las até a ajuda que eu não posso dar.

Pedir ajuda é sobre sinceridade, troca e autoconhecimento. É difícil, mas é libertador. Me parece reconfortante lembrar que existem pessoas, no mundo todo, que estudam por anos de suas vidas para saber ajudar as pessoas da melhor forma possível.

Outro coisa que eu costumo fazer quando a dificuldade está grande é procurar relatos de pessoas que buscaram ajuda e que depois disso suas vidas tornaram-se tão boas quanto leves. Algumas delas dizem que o processo é delicado, mas que é recompensador. Outras dizem que logo no início já se sentiu melhor do que a muito tempo.

Fico curiosa! Curiosa para saber o que eu diria no lugar delas? Como eu me sentiria? Qual seria a minha experiência ao receber a ajuda que eu preciso e mereço?

Pedir ajuda é mais simples do que parece!

Procure a ajuda que você precisa e merece. Procure um profissional.

--

--