Prêmio Machado Darkside: uma oportunidade para quem ama a palavra

Revista Subjetiva
Revista Subjetiva
Published in
3 min readJul 27, 2020

O Medium, como plataforma e rede social de textos, é bastante frequentado por escritores que buscam ser lidos e se tornar conhecidos. O espaço, além de uma vitrine de textos e ideias, acabou se tornando para muitos uma espécie de comunidade que envolve trocas sobre escrita e criatividade e também sobre o sonho de ser publicado além da internet. A escrita como profissão é ainda mais desafiadora do que o ato de escrever. Conversar sobre isso, como sonho ou realidade, parece unir muitos de nós. Por isso e também por outras tantas coisas, a Revista Subjetiva alerta seus leitores e colaboradores para uma oportunidade que une remuneração, valorização e visibilidade: O Prêmio Machado da Darkside.

O concurso é dividido em cinco categorias: romance/conto, quadrinhos, não ficção, outras narrativas e desenvolvimento de projeto e tem como prêmio contratos de edição de R$20.000 cada ou mentoria no caso de obras ainda não finalizadas. Os participantes devem escolher uma única categoria para se inscrever e enviar o seu trabalho até o dia 29 de setembro de 2020. Lembrando que trabalhos incompletos devem ser inscritos na categoria de desenvolvimento e que não cabe o envio de contos soltos. (Confira o regulmento aqui)

A diversidade de categorias é um dos grandes trunfos dessa oportunidade. A Darkside parece estar bem aberta para explorar diferentes formas de manifestação da expressão a partir das palavras e cita na categoria de outras narrativas a possibilidade de se candidatar com projetos de podcasts, roteiros, exposições virtuais e até jogos, fora ensaios, poesia e teatro. Além disso, permite, a partir de inscrição única, o cadastro de obras coletivas de até quatro autores.

A intenção do Prêmio Machado é selecionar trabalhos originais e inéditos, sempre em língua portuguesa, para publicar no mercado brasileiro e, com isso, conhecer a produção criativa que vem sendo feita em todos os estados do país. E ainda conta com um concurso paralelo, sem prêmio financeiro, de influenciadores digitais voltados para o mundo da literatura, mostrando que a Darkside considera essas pessoas essenciais para fomentar a leitura, formar público e propagar boas histórias. (E é claro que vamos nos candidatar nessa categoria, né?)

Ter coragem de tentar pode parecer ousadia demais, nós sabemos disso, mas é possível encarar concursos como esse também como uma maneira de se incentivar a começar, desenvolver e finalizar projetos. Se você escreve, olhe para o seu trabalho com carinho e se prepare para tentar. Não se sabote. Seu trabalho tem valor e sua história pode ganhar asas a partir dessa iniciativa da Darkside. Bora aproveitar essa oportunidade?

--

--