Twitter | Instagram

Quando nossas expectativas não são atingidas

Leonardo Fuita
Published in
3 min readNov 17, 2020

--

A vida infelizmente é um pouco mais complicada do que achamos quando somos mais novos. Existem tantas variáveis dentro dela, que fica complicado saber como prosseguir em determinadas partes, e muitas vezes acabamos simplificando um pouco mais do que deveríamos. Seja para um lado que nos beneficie ou para um lado que nos prejudique, essa simplificação sempre é pior do que a realidade.

Acredito que nossas expectativas sejam uma das coisas que costumamos supervalorizar para o lado bom ou ruim. Por um lado, achamos que as pessoas deveriam atendê-las mesmo que não tenhamos deixado todas elas muito claras. Achamos que quem não consegue atender essa expectativa, na realidade, é uma pessoa que claramente estava com má vontade e que fez tudo o que fez para te frustrar e te atingir no final das contas.

Por outro lado, nos martirizamos quando uma expectativa nossa não é satisfeita. Achamos que, na verdade, o problema somos nós que criamos tamanha expectativa dentro de uma situação e que no final a culpa é 100% nossa de tudo aquilo ter causado tanta dor de cabeça para nós. Deixando assim com que a responsabilidade do ambiente seja transferida inteiramente para nós mesmos.

Obviamente que os dois extremos estão errados. É impossível você não criar uma expectativa sobre algo. Seja uma entrevista de emprego, um presente do seu namorado, ou uma lembrança na rede social dos seus amigos. Elas sempre irão existir, e não há nada de errado nisso. Só que não devemos achar que elas são 100% culpadas por algo, ou que não tiveram nenhuma influência em algo que aconteceu.

Temos que ter um pouco mais de noção para entender que sempre é um meio termo. Existe uma influência brutal de fatores externos nas situações que passamos na nossa vida. As vezes o recrutador simplesmente não foi com a sua cara porque ele tem um certo preconceito com gente que fala de uma determinada maneira. Ou aquele seu amigo não gosta muito de você secretamente e por isso acaba te ‘esquecendo’ de chamar para todo rolê o tempo inteiro.

Mas ao mesmo tempo, as vezes a sua expectativa sobre a vaga era tanta que acabou te atrapalhando e fez com que sua entrevista fosse menos fluída do que em uma situação normal. E no caso do seu amigo, sua expectativa de que você seja lembrado sempre e sua cobrança em cima disso as vezes acabaram deixando a pessoa só um pouco receosa de te chamar para algo que claramente você nunca gostou.

O mundo é muito mais complexo do que queremos simplificar. O ambiente afeta sim o modo como tudo vai acontecendo a nossa volta ao mesmo tempo que nossas expectativas também podem ajudar/atrapalhar nessas mesmas situações. O importante é dosarmos da melhor maneira possível os dois, e entendermos que temos controle de determinadas situações, mas que outras simplesmente fogem de qualquer coisa que possamos fazer. E isso é só normal. Se martirizar por algo que não é controlável não mudará nada, ao mesmo tempo que fingir que você não tem nada a ver com o que acontece contigo também é um problema a ser enfrentado.

Quer receber os textos em primeira mão? Ou até ver citações para compartilhar com os amigos? Segue lá no Instagram e fique ainda mais por dentro de tudo que eu posto!

--

--