Quantas pessoas precisam se matar pra você entender a depressão?

Paula Diniz
Jul 20, 2017 · 2 min read

Perdi mais um cara que fez parte da minha adolescência, mais um artista, mais um herói, mais uma pessoa que provavelmente salvou vidas com a música que fez. É injusto perder membros de banda pro suicídio, é como se eles fossem vítimas daquilo que eles ajudaram os fãs a se salvarem. Música, principalmente o rock, tem como função trazer conforto pro coração e pra mente de quem escuta, são sempre letras que nos dão força. Músicos são amigos distantes.

Mas quantas pessoas precisam se matar pra você entender que a depressão não tem nada a ver com dinheiro, fama e sucesso? É insuportável ver comentários falando sobre como suicidas são egoístas, como eles tiveram coragem de deixar uma família? Aliás, são todos covardes. A ignorância das pessoas em relação a depressão me assusta, me incomoda, ao mesmo tempo que pedem empatia, tratam de assuntos delicados como esse com a maior indiferença do mundo, com um certo rancor também.

Deus não tem nada a ver com doenças mentais, rezar não cura, conversar também não, o máximo que essas coisas fazem por você é dar um alívio, nada divino ou milagre. Muitos encontram conforto na religião, outros encontram na música, cada um com sua paixão, cada um com seu vício, mas não passam de refúgios. Pro bem ou pro mal, doenças precisam ser tratadas, e eu começo a achar que não entendem a depressão justamente por ser algo que não aparece num raio-x ou num exame de sangue, depressão não pode ser vista, nem apalpada, e então questionam a existência e veracidade de algo que tá estampado pra todo mundo ver: é a peste das últimas décadas.


Gostou desse texto? Clique no ❤ e deixe seu comentário!

Não deixe de nos seguir nas redes sociais: Facebook | Instagram | Twitter.

Entre no nosso grupo fechado para autores e leitores.

Conheça o nosso podcast oficial, o Subversivo Podcast!

Quer escrever conosco? Confira o nosso Edital.

Revista Subjetiva

Tudo aquilo que você não encontra na grande mídia.

)

Paula Diniz

Written by

Faço sites. E finjo que escrevo.

Revista Subjetiva

Tudo aquilo que você não encontra na grande mídia.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade