Reunião das eus

Julia Asenjo
Revista Subjetiva
Published in
2 min readDec 26, 2020

Eu encontrei um lugar, bem no fundo da minha cabeça, quando fecho os olhos e o preto parece que pisca de uma forma discreta, sem barulho lá fora mas um caos mudo de ideias dentro.

Nesse lugar denso e meu e frio e espaçoso, onde as não luzes brilham, encontro as outras eus. Nunca são tantas presentes, mesmo que existam muitas.

A eu de ontem é assídua e a eu de muito pra frente também, mas algumas nos meios nunca aparecem. A de hoje situa o lugar e começa a reunião. A de ontem é quase igual a de anteontem, um pouco menos viva só, e tem mais cabelos. Não é muito perceptível mas como a de hoje já não é mais nenhuma delas eu sei destacar as sutilezas divergentes.

A eu de muito pra frente tá sempre diferente. As vezes eu penso que são outras de outros futuros mas ai eu lembro que eles ainda não aconteceram então tudo bem elas estarem sempre mudando.

Na verdade eu vim a entender que quem manda em tudo é a do presente. Ela consulta com a eu de ontem, a eu de anteontem e as eus ainda mais antigas que ficam no canto da sala quase esquecidas mas ainda lá. Ela entende com elas como vai ser a eu de muito pra frente, ou como elas gostariam que ela seria, ou fosse. E como toda vez que o tempo passa, e ele passa rápido, a de hoje vira a de ontem, fica tudo um pouco confuso.

Porque se a eu de hoje agora já é a de ontem e toda a fila lá andou, faz sentido a de muito pra frente nunca ser a mesma. Não da pra manter nada fixo nessa inconsistência toda.

Que bom que eu encontrei esse espaço porque pensando bem elas nunca caberiam em nenhum outro lugar. Ainda mais se eu resolvo olhar com lupa e ver que na verdade a de ontem nem é uma só.

Usar a lupa também é bom pra ver a de muito pra frente. Fico feliz que ela vá nas reuniões porque mesmo não falando quase nada ela diz muito sobre a eu de hoje.

As eus de ontens e anteontens tem inveja das eus de muito pra frente.

Mas a eu de hoje acha que isso faz sentido e que se não fosse assim estaria alguma coisa errada nessa ordem toda.

Engraçado que eu disse ordem mas nesse lugar que eu encontrei não tem isso porque todas são ao mesmo tempo, mesmo sendo todas eus de outros tempos.

--

--

Julia Asenjo
Revista Subjetiva

jornalista carioca que não sabe disfarçar. Me acho interessante por saber sofrer por amor.