Revista Mensal Edição N°4— Abr/2017

Após duas décadas, pensa-se uma mobilização à nível nacional, atingindo as capitais. As reivindicações propostas pelos sindicatos, movimentos sociais, estudantis, populares e partidos políticos vão contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer. Além de serem contra as reformas propostas pelo atual governo, os manifestantes buscam liberdade para Rafael Braga, o único que continua preso por conta das manifestações de 2013.

Rafael Braga é jovem, negro e periférico, foi preso em 2013 por portar Pinho Sol que, segundo os policiais militares, seria um produto inflamável, mesmo órgãos já dizendo que não há relação alguma. Além disso, após ser solto alguns anos depois, o mesmo foi abordado por policiais perto de sua residência, o propósito da abordagem foi para que o mesmo denunciasse onde estariam traficantes da localidade, sendo que o mesmo não estava envolvido com o tráfico de acordo com familiares e com a própria vítima. Após a abordagem truculenta, onde o mesmo sofreu agressões, segundo uma moradora da localidade, foi encontrado menos de uma grama de maconha e cocaína com Rafael, o mesmo nega o consumo da droga, assim como moradores da região, o contraditório é que no julgamento que condenou Rafael por 11 anos, o único depoimento “válido” foi o dos policiais.

A campanha que utiliza a #LiberdadeparaRafaelBraga perdura há 4 anos, desde a prisão do jovem, e perdurará até sua liberdade.


Sobre a Revista Subjetiva

Somos uma publicação com o intuito de trazer mostrar aquilo que a grande mídia não mostra, um conteúdo diversificado e que faça o leitor questionar, debater e refletir. A Revista surge como um novo canal de mídia, formado apenas por amigos, mas com o seu crescimento, sua expansão é inevitável.

Nosso conteúdo não se limita apenas a notícias, mas sim a trazer todo um aparato literário que faça o leitor refletir, por isso privilegiamos as poesias e as crônicas, porque são leituras simples e com uma infinidade de perspectivas a serem vistas, cada qual com sua riqueza.

Esperamos que vocês, leitores e leitoras, possam crescer intelectualmente juntamente com nós, não só isso, mas queremos que vocês dividam sua experiência conosco e ajudem colaborando com a Subjetiva, a revista que se compromete com o leitor, não com os interesses das grandes corporações.



Dia 1 de abril:

Lara Pirro

Quais os impactos da Reforma da Previdência proposta por Temer?

Dandara Aryadne

Dia 2 de abril:

Sirena M.

Damos início a nossa semana de conscientização sobre o Autismo no dia 02 de Abril, dia mundial de conscientização sobre o Autismo. Começamos este nosso projeto com o relato de nossa colaboradora, Sirena, que é mãe de uma criança que possui autismo e vai nos contar um pouco de sua experiência e história. Agradecemos pela sua confiança por nos contar essa história.

Helena de Saviano

Finalizamos nosso Especial: Reforma da Previdência com um artigo mostrando o que muda se, de fato, a Reforma for aprovada.

Dandara Aryadne

Confira a crítica escrita por Dandara Aryadne da nova série original da Netflix, 13 Reasons Why (13 Porquês), e entenda importância do debate sobre a depressão, ansiedade, bullying, machismo e muitos outros assuntos que são levantados na série.

Dia 3 de abril:

cláudia feltrin

Ana tem muito a nos dizer, sabemos disso pois “sua independência está, simplesmente, no fato de saber conviver com as diferenças das pessoas”.

Rodrigo Cardia

Será que os 7 a 1 influenciaram o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff? Confira esta e outras indagações no artigo de Rodrigo Cardia.

Mar Ribeiro

E se o efeito borboleta afetasse as relações humanas?

Willian Artale

Em busca de reafirmar a liberdade sexual de todos e todas, acatamos a alguns pedidos de nossos leitores e estamos estreando uma coluna voltada a literatura erótica.

O primeiro texto desta coluna foi feito por Willian Artale e publicado originalmente em seu livro, ‘Pensamentos Insaciáveis’:

Dia 4 de abril:

Leo Oliveira

Iogo Chirola

Kenia Mattos

Uma pequena análise sobre como é o racismo no Brasil, e a famosa “cota de compensação”.

Dalmo Kawauchi

Um ateu pode rezar? Confira esta e outras indagações no neste artigo de Dalmo Kawauchi:

Helena de Saviano

A execução da jovem Maria Eduarda denunciará o caos que é a (in)segurança pública do Rio de Janeiro. Cada vez menos preparados, uma cena que choca muitos é algo quase que diário nas comunidades. Um dia após o assassinato da jovem de 13 anos, um idoso morreu de bala perdida na Mandela. Até quando vão tirar nossos jovens?

Dia 5 de abril:

Sirena M.

Confira a nova poesia de Sirena para nossa Semana de conscientização sobre o Autismo:

Amadeus Delfino

Quando será que viver em sociedade será algo totalmente pleno?

K.

Você sabe o que é contemporâneo? Confira a resenha do famoso livro de Giorgio Agamben

Liu.

Valorize os pequenos detalhes da vida.

Plaz Mendes

Dia 6 de abril:

Aryanne Audrey Rodrigues

Lucas Machado

Não poder eternizar seus momentos em forma de tatuagem tem o seu lado bom.

Dandara Aryadne

Jardel Gonçalves

Há muitos anos muitas pessoas tentam entender como consertar essa grande e pesada máquina. O que ninguém desconfia é que talvez não seja um problema técnico, mas um problema de conflito de interesses.

Enrique Janoário

Marina Marinho

Uma poesia que trata com leveza um assunto que ainda é pouco falado no Brasil e ao redor do mundo.

Dia 7 de abril:

Helena de Saviano

Estamos habituados desde o lançamento da série a críticas de quem, na maioria das vezes, não passou pelo que Hannah Baker passou, mas e se lhe mostrássemos a perspectiva de mais uma Hannah?

Renan Pipolo

Thiago Süssekind

Entenda a radical mudança que pode ocorrer após a Reforma Política apresentada ontem, 4 de Abril, na Comissão Especial da Câmara.

Sociologia & Literatura

Jamais esqueçamos de todas as Marias Eduardas que são mortas diariamente

Guilherme Aniceto

Uma proposta simples e didática para dizer como as vezes a solução é simples. Esse texto tem um toque especial, porque o mesmo no final tem uma surpresa que elucida tudo. ❤

Mayra Chomski

O circo de horrores protagonizado por Jair Bolsonaro no dia 3 de Abril no Clube Hebraica é preocupante. Entenda o episódio que chocou judeus e não judeus nesta semana, após um grupo seleto 300 judeus ovacionarem o deputado com gritos de “Mito”. 
#NãoEmNossoNome

Dia 8 de abril:

Leandro Marçal

Ao contrário do que dizem, devemos deixar de questionar a vítima que teve a foto vazada por terceiros, mas sim quem a vazou. Deixemos o conservadorismo de lado, e vamos ter mais empatia com quem passa/ou por esta situação.

Matheus Pacheco

Leia sobre o jogo que vem conquistando milhões de pessoas ao redor do mundo, e saiba mais sobre diversidade no mundo dos games.

Dalmo Kawauchi

Dia 9 de abril:

Lucas Lucena Sonda

Será que a pena de morte é a melhor solução para a alta criminalidade?

Amadeus Delfino

Esse é o primeiro artigo de uma série que vai lhe dizer a visão histórica, filosófica, científica e sociológica sobre sentimentos. A série esta sendo produzida por Amadeus Delfino e seu primeiro capítulo será sobre o amor. Confira:

Aryanne Audrey Rodrigues

Dia 10 de abril:

Andressa Faria de Almeida

Precisamos falar sobre o Autismo não apenas um dia ou uma semana, mas sempre. Esse texto escrito por Andressa Faria nos faz pensar, refletir e ter mais empatia com o outro. Tentemos julgar menos e compreender mais. 
Leia as 12 coisas que uma autista nível 1 gostaria que todo mundo soubesse:

Kenia Mattos

Carol Marques

Até certo ponto, se envolver em discussões saudáveis nas redes sociais pode ser proveitoso, mas e quando as discussões não são com dois pontos positivos, mas sim um beirando o progresso e outro o absurdo, o pior é que mesmo sabendo disso, não conseguimos parar.

Danilo H.

Willian Artale

Dia 11 de abril:

Sirena M.

Bia Quadros

É comum ouvir os jovens de hoje dizendo que gostariam de ser os jovens do passado, mas afinal, será que valeria a pena?
Leia este artigo falando um pouco sobre como foi ser adolescente nos anos 2000:

K.

Leia algumas reflexões tiradas de “O que é contemporâneo?” de Giorgio Agamben.

Thiago Süssekind

Nosso colunista — e, agora, detetive — Thiago Süssekind foi atrás do mistério por trás do jogo da “Baleia Azul”, que vem causando nas redes sociais por conta de várias polêmicas, entre elas, um possível suicídio para ganhar o tal jogo. Mas e ai, será que é verdade? Descubra tudo que está por trás do jogo lendo o artigo abaixo:

Andre Mazzetto

Será que apenas nós humanos conseguimos sentir empatia e reciprocidade? 
A resposta você encontra neste artigo.

Julia Caramés

O relacionamento abusivo entre Marcos e Emily no BBB 2017 chocou todo Brasil, mas se pensarmos bem, isto é algo diário em nosso país.

Dia 12 de abril:

Guilherme Aniceto

Diversos veículos de comunicação denunciaram um campo de concentração que estaria torturando e matando LGBTs na Chechênia. Mas será que isto é diferente do Brasil?

Aryanne Audrey Rodrigues

Liu.

Dia 13 de abril:

S. Paiva

Sobre amor próprio.

Lara Pirro

Veja como gatos e cactos podem ser, as vezes, uma boa mistura.

Amadeus Delfino

O silêncio pode ser mortal, por isso, é fundamental debatermos sobre assuntos que são importantes o ano todo, não apenas um mês ou um determinado dia. Nisso, a série original da Netflix, Os 13 Porquês, acerta em cheio.

Jardel Gonçalves

As redes sociais ao invés de nos aproximar, parece que nos afasta cada vez mais, mas será que o problema é individual ou macro?

Juliana Barreto Tavares

Acompanhe o primeiro artigo da série ‘Diário de uma Mochileira’.

Mar Ribeiro

Dia 14 de abril:

Plaz Mendes

Crítica do documentário ‘Eis os Delírios do Mundo Conectado’, uma obra que problematiza as diversas formas de se relacionar com a internet.

Danilo H.

Helena de Saviano

Leia o artigo abaixo e pegue diversas referências sobre o feminismo tradicional e contemporâneo. O artigo conta com indicação de leitura, autoras, blogues, canais no Youtube e muito mais!

Dia 15 de abril:

Leo Oliveira

Você fica ansioso com as redes sociais? Elas parecem inofensivas, mas são capazes de levar pessoas a adquirir transtorno psicológico e podem ser vistas até como um gatilho.

Daniele Cavalcante

A preguiça sempre foi algo reprimido desde que o Homem descobriu que explorar terceiros é algo rentável, mas será que o ócio é algo condenável ou será que somos levados a pensar isso?

Thiago Süssekind

O projeto Escola Sem Partido é polêmico e traz consigo uma carga que fere não apenas a Constituição de 88, mas também o papel da Escola.

Daniele Cavalcante

Tati Lopatiuk

Dia 16 de abril:

Dandara Aryadne

A Chegada é um filme que não fala apenas sobre a suposta existência de vida além da Terra, mas sim como a comunicação pode ser uma saída para os atuais impasses da humanidades.

Amadeus Delfino

Esse é o segundo artigo da série ‘Sobre Sentimentos’ que busca desvendar o significado do amor a partir de uma visão filosófica, literária, religiosa, sociológica, histórica e psicológica.

Daniele Cavalcante

Vamos falar de sapatão? Leia o novo artigo da série Transnarrativas Cotidianas.

Dia 17 de abril:

Sociologia & Literatura

Quer saber porque, na maioria das vezes, as coisas dão errado de alguma forma? Leia a parte II da série “Sociologia de uma crise existencial’

Aryanne Audrey

Dandara Aryadne

Thaís Campolina

Saiba como cada atitude machista no dia-a-dia transformou Marília Cunha Madeira em uma poltrona como a da foto.

Dia 18 de abril:

Rodrigo Cardia

Quer saber como se encontrar num porre após um longo dia sem álcool?

Dalmo Kawauchi

Willian Artale

Dia 19 de abril:

Pedro Souza

O nosso especial da semana vem trazendo não uma data “comemorativa”, mas duas: o Dia do Índio (19/04) e a data do “Descobrimento” do Brasil (22/04). Leia o primeiro artigo do especial e saiba porque devemos rever conceitos e valorizar a cultura indígena.

Lucas Machado

Mais do que apenas um hobby, ser escritor ou escritora também é uma profissão, mesmo que sempre esquecida e nunca motivada na Escola.

Tandra

Leandro Marçal

Este é a primeira entrevista da série ‘Imperceptível’, que busca mostrar a vida anônima como ela é, trazendo histórias e vivências que geralmente não são contadas na grande mídia. Conheça a história de Ana Patrícia de Oliveira, uma cadeirante que supera os obstáculos da cidade e da vida no dia-a-dia.

Dia 20 de abril:

Guilherme Aniceto

Aryanne Audrey

Jardel Gonçalves

A narrativa de ‘Para Sempre Alice’ põe o Alzheimer em debate, mas será que conseguimos compreender o que de fato o filme tenta passar?

Fernanda Siqueira

Dia 21 de abril:

Plaz Mendes

Dia do Índio NÃO. Resistência Indígena SIM.

Rodrigo Silvestre

Sirena M.

Enrique Janoário

Dia 22 de abril:

Lucas Lucena Sonda

Saiba passo-a-passo como se deu a construção da cidadania e da participação política no Brasil desde o “Descobrimento” até os dias atuas.

Marcius Bittencourt

Diversos filmes produzidos pela Disney estarão sempre em nossas vidas, mas será que eles sao meros “contos de fadas” que não acrescentam em nada ou lições que levaremos para toda vida?

Lucas Machado

Marina Marinho

Dia 23 de abril:

Dandara Aryadne

Amadeus Delfino

Aryanne Audrey

Dia 24 de abril:

Danilo H.

Lara Pirro

Leo Oliveira

Dia 25 de abril:

Bia Quadros

Dandara Aryadne

Os dois maiores sitcons dos anos 90 até hoje, How I Met Your Mother e Friends, são inegavelmente séries consagradas, mas isso não as impede de reproduzirem estereótipos e preconceitos hoje questionados por grande parte de seu público.

Dalmo Kawauchi

Dia 26 de abril:

Mayra

Vocês, em algum momento, já se perguntaram porque geralmente os bolsos das calças ou shorts usados pelas mulheres não possuem bolsos em que se possa colocar qualquer coisa, inclusive a mão? Essa e outras perguntas você entende no artigo abaixo.

Tulio Tavares

E se nos propusermos a pensar um outro tipo de reforma da previdência? Aliás, você sabe como as reformas são recebidas no mundo todo?

Daniele Cavalcante

Jardel Gonçalves

Dia 27 de abril:

Leonardo Gonçalves

Guilherme Aniceto

Andre Mazzetto

Recentemente o governo federal anunciou o fim do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) para os alunos da graduação. O investimento na pós-graduação com bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado no exterior continua ativo. O fim do CsF foi bastante criticado por uns e comemorado por outros…mas será que ele era tão bom ou tão ruim assim?

Willian Artale

Dia 28 de abril:

Iogo Chirola

Aryanne Audrey

Sirena M.

Dia 29 de abril:

Fábio Kabral

Leo Oliveira

Já notou o quanto supomos? De fato, cada vez mais estamos encurralados em nossas próprias verdades e esquecemos de ouvir o outro.

Dandara Aryadne

Assistimos Guardiões da Galáxia Volume 2 e preparamos uma crítica especial para você. Confira:

Enrique Janoário

Dia 30 de abril:

Plaz Mendes

Danilo H.

Juliana Barreto Tavares

Belchior e seu eterno legado que estará sempre conosco.


Clique no ❤ e ajude esse texto chegar a outras pessoas!

Deixe o seu comentário ou nos mande um e-mail para rsubjetiva@gmail.com

Também estamos no Facebook, Twitter e Instagram. Segue a gente!

Quer ter seu texto publicado? Clique aqui.