Saiba como foi o primeiro encontro do Medium Brasil no Rio de Janeiro

Cartaz com a temática da Mostra Bosque

Na quarta-feira, 12 de abril, foi realizado o primeiro encontro do Medium Brasil no Rio de Janeiro. O local escolhido foi a Vila dos Diretórios, um local dentro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, no bairro da Gávea. O evento estava inserido na programação da Mostra Bosque, uma mostra que visa valorizar a arte em suas diversas formas, e teve apoio do Coletivo Madame Satã, da Pastoral Universitária da PUC-Rio e do Diretório Central dos Estudantes da PUC-Rio.

O evento contou com a participação das publicações: Fale Com Elas, Revista Subjetiva, Implosão/Explosão e Fazia Poesia. Também contamos com a participação da Dignidade Re-Vista, uma revista com foco em artigos acadêmicos e que é organizada por professores e estudantes da PUC-Rio e membros da Pastoral Universitária da instituição.

A primeira experiência que reuniu representantes de diversas publicações aqui no Medium foi bastante enriquecedora. A dinâmica contou com uma apresentação sobre cada publicação, após, houve perguntas que relacionaram a parte editorial de cada revista e também a questão da acessibilidade à escrita e a plataforma de blogues, Medium. Ao final, foi levantado também o debate sobre a questão da monetização da escrita, um debate que vem sendo levantado por escritores e leitores após o surgimento da versão paga do Medium.

Registro oficial do evento com alguns presentes.

Enquanto organizador, o encontro foi uma experiência enriquecedora para o meu lado escritor e cidadão, porque as experiências, ideias e propostas trocadas foram enriquecedoras demais. Por mais que as águas de abril tivessem banhado a Pontifícia, o encontro ocorreu de forma harmônica e construtiva.

Alguns projetos foram pensados a partir dali: o primeiro será a manutenção de uma certa frequência de encontros daqui para frente no Rio de Janeiro (Spoiler: o próximo encontro será em junho!) ; a segunda foi uma maior integração entre as revistas ali presentes (Spoiler: aguardem Fale com Elas e Revista Subjetiva!); a terceira diz respeito sobre a valorização da comunidade para que consigamos fazer com que as pessoas conheçam a plataforma e permaneçam na mesma.

Aguardem mais eventos com temáticas diversas, prometemos marcar mais presença dentro e fora do Medium. E também encorajo-os a fazerem iniciativas como esta em suas respectivas cidades, valorize a nossa plataforma e divulgue-a, além de, claro, divulgar e falar sobre o seu projeto.

Nos vemos em Julho no segundo encontro do Medium Brasil no Rio de Janeiro.


Clique no ❤ e ajude esse texto chegar a outras pessoas!

Deixe o seu comentário ou nos mande um e-mail para rsubjetiva@gmail.com

Também estamos no Facebook, Twitter e Instagram. Segue a gente!

Quer ter seu texto publicado? Clique aqui.