“Sexy por Acidente” determina como padrão não as mulheres das capas de revista, mas o amor próprio

Andressa Faria de Almeida
Revista Subjetiva
Published in
4 min readJun 29, 2018

Autoestima é acima de tudo uma questão de perspectiva, e não precisamos mudar nada externo para nos sentirmos melhores com o que vemos quando nos olhamos no espelho. Será? É isso que “Sexy por Acidente” vem nos propor! O filme foi lançado no Brasil nessa quinta feira, 28 de Junho, e eu vou te falar tudo que achei dessa comédia romântica e body positive, que conversa demais com as minhas experiências e minha maneira de enxergar hoje a vida! Confira!

Amor próprio é a lei em “Sexy por Acidente”

A história pode soar batida, mas se olharmos para o que a indústria hollywoodiana nos oferece perceberemos logo que esse entendimento não passa de uma armadilha! Em “Sexy por Acidente” Renée é apaixonada por moda e maquiagem, é uma ótima amiga e uma competente profissional, mas por não se encaixar completamente nos padrões estéticos vigentes se sente mal todo o tempo e acredita que lhe são negadas muitas oportunidades e possibilidades!

Tudo muda quando em uma aula na academia ela acaba sofrendo um acidente e batendo a cabeça, e começa a se enxergar de forma completamente diferente. Agora na sua mente ela é a mulher mais bonita do planeta Terra, e tendo essa certeza ela se lança para o mundo e para as pessoas com outra energia, com muito mais vontade e muito mais alegria!

Ao contrário do que acontece em “O Amor é Cego” não vemos Renée de uma forma distinta porque ela começa a se ver diferente, e nos momentos de baixa autoestima ou de elevadíssimo amor próprio quem defende a interessante protagonista é a divertidíssima Amy Schumer, que sempre foi gorda (ou não magra, dependendo da sua perspectiva) e sempre lidou de forma muito leve e natural com a questão, sendo a melhor opção para o papel, inegavelmente!

Ela transborda na sua forma de andar, de sorrir e de olhar além o seu bem querer por si mesma e a sua vontade de mostrar para todos que ela de fato se vê como alguém incrível, que merece tudo que está conquistando. Em determinado momento do longa isso acaba complicando a sua relação com as amigas, com o parceiro e até a prejudica no trabalho em determinado grau, e a plot twist desenvolvido para fechar a trama é um pouco apressado e previsível, fazendo com que o filme perca parte do seu potencial, mas isso não significa que a mensagem sobre se amar e se ver da melhor forma possível não tenha sido bem passada, muito pelo contrário!

Atuações brilhantes e fora da curva são o ponto alto do longa de Abby Kohn e Marc Silverstein

Como comentei previamente há uma problemática nesse filme, e ela é relacionada ao fato dele ser um pouco óbvio no seu fim, mas entre os seus destaques estão as atuações das atrizes que tem mais tempo de tela na película: a engraçadíssima Amy Schumer e a maravilhosa Michelle Williams!

Não é sempre que a vemos em papéis mais leves, e na verdade o histórico de Williams mostra a sua predileção por histórias mais dramáticas, mas com uma performance diferenciada, com um trabalho de voz e de gestual totalmente inesperados ela acaba dando conta do recado dando vida a afetada, mas doce e meiga Avery LeClaire, e as suas interações com a Renée de bem com a vida estão entre os momentos mais divertidos dessa obra!

É a sua personagem que enxerga em Renée todo os eu potencial profissional, quando ela ainda tentava alçar voos mais altos dentro da própria empresa e uma mostra para a outra que nem sempre é fácil estar na própria pele, mas temos que fazer o melhor que podemos para alcançar objetivos, e às vezes a melhor maneira de fazê-lo é juntando forças! Uma parceria incrível, que deveria ser repetida mais vezes!

“Sexy por Acidente” é aquela comédia que tem toda a pinta de ser descompromissada e feita apenas para a gente dar risadas e sair mais leve do cinema, mas os seus recados sem bem objetivos e diretos, e vão atingir qualquer mulher em cheio: temos que ter mais compaixão por nós mesmas e tentar nos olhar com mais carinho e generosidade. Só assim faremos as pazes com nosso passado e presente e teremos um futuro mais tranquilo, sem tantas cobranças, expectativas e com mais tranquilidade, alegria e leveza!

Nota: 9,0

--

--